A Amazon apresentou oficialmente o Sparrow, o novo sistema robótico incorporado aos processos logísticos dentro dos armazéns da empresa. O robô é o primeiro da companhia a detectar, selecionar e manipular produtos do estoque de maneira individual e automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Aproveitando a visão computacional e a inteligência artificial (IA), o Sparrow pode reconhecer e manipular milhões de itens. A tecnologia robótica permite à empresa trabalhar de forma mais inteligente, operando com mais eficiência e segurança.

De acordo com a Amazon, o robô pode identificar cerca de 65% dos produtos que estão no estoque da companhia. Além disso, o Sparrow é capaz de lidar com itens de diversos formatos e tamanhos.

No ano passado, os funcionários da Amazon em todo o mundo coletaram, armazenaram ou embalaram aproximadamente 5 bilhões de pacotes, cerca de 13 milhões de pacotes por dia. Com o Sparrow, os colaboradores poderão concentrar tempo e energia em outras atividades.

O Sparrow não é o primeiro robô autônomo da Amazon. Nos últimos dez anos, a empresa tem investido na automação dentro dos centros de armazenamento, especialmente após a aquisição da Kiva Systems pelo valor de US$ 775 milhões. Hoje, a companhia opera mais de 520 mil robôs em todo o mundo.

Em 2022, a Amazon deu o maior passo com a adoção do Proteus, o primeiro robô móvel totalmente autônomo. Esse equipamento se movimenta pelas instalações da empresa, transportando produtos e operando no mesmo espaço que os funcionários, desviando deles de maneira automatizada.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado