O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) anunciou que desde a última quinta-feira (17/11) e, conforme planejamento e programação do DECEA, segue no contexto dos drones dando novos passos e a partir de agora não está mais disponível a antiga versão do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) e que os usuários passam a usar somente o novo SARPAS NG.

O SARPAS, criado em 2016, sendo considerado um grande fomento do Órgão Regulador em prol do apoio ao usuário e da segurança do espaço aéreo, passa para sua Nova Geração. A partir de agora, os usuários contam apenas com o SARPAS NG para solicitações de acesso ao espaço aéreo por drones, uma plataforma com mais ferramentas e possibilidades que, inclusive, se desenvolverá mais e mais, também com a participação dos usuários.

No SARGAS NG, o usuário deverá Sincronizar o SISANT (ANAC) para que suas Aeronaves sejam parte dessa nova plataforma. Importante lembrar que os que atuam em nome dos Órgãos Públicos deverão acessar a aba que se refere às equipes ou organizações e iniciar esse cadastramento do CNPJ.

O DECEA disponibiliza o SAC para sanar quaisquer duvidas sobre o tema, bastando acessar o link https://servicos.decea.mil.br/sac.

Por dentro do SARPAS NG

O novo produto foi elaborado a partir de uma reformulação na tecnologia e arquitetura do sistema, para viabilizar a criação de um ecossistema a partir da integração automática de terceiros. Com esta evolução, o SARPAS NG trabalha em conjunto com o Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possibilitando a inclusão dos dados de ambos os sistemas de forma automática.

As mudanças do novo sistema já começam no acesso com a viabilidade do uso de login e senha únicos do Governo Federal. Ao acessar a página do SARPAS, o usuário será direcionado para realizar a identificação com a conta gov.br. Outro destaque é a integração ao Airspace System Analysis (ASA), um produto digital desenvolvido pelo DECEA, que utiliza o motor de análise desse sistema para tratar as solicitações recebidas.

Desde 2016, ano de lançamento do SARPAS, a demanda de solicitações de voo é crescente. Atualmente, o sistema possui 90 mil usuários cadastrados e registrou um aumento de 40% no último comparativo anual referente aos anos de 2020 (172.230 solicitações) e 2021 (243.961 solicitações). Com isso, o DECEA observou a necessidade de aprimorar o sistema e de entregar um produto mais moderno, que atenda a demanda de forma mais prática.

Tutoriais do novo SARPAS-NG

SIRESANT 2022

A 4ª edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT) será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro em Recife (PE) com o intuito de promover o crescimento do setor, bem como atender aos interesses do Estado Brasileiro, por meio da integração da comunidade aeronáutica ao conceito de sistemas de aeronaves não tripuladas.

Acesse aqui a programação completa (formato pdf)

Seguindo esta premissa educativa, o evento discorrerá sobre assuntos relativos ao tema por meio de palestras expositivas, visando o contato com as melhores práticas relacionadas à operação segura do sistema de aeronaves não tripuladas.

O encontro contará com seis fóruns, envolvendo todos os stakeholders do segmento (Indústria, Academia, Operadores e Autoridades Reguladoras), divididos ao longo dos dois dias do evento (manhã e tarde), ao término dos quais haverá um debate com a participação da audiência, por meio de questionamentos direcionados aos palestrantes e realizados pelos moderadores.

O Simpósio será realizado de forma presencial no Centro de Eventos Recife, nas dependências da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), com transmissão ao vivo no canal do DECEA no YouTube, e será uma oportunidade de integração, coordenação e colaboração entre os principais representantes dos segmentos envolvidos com o tema.

Mais informações no site do evento.

DECEA na DroneShow 2022

O DECEA participou ativamente da abertura do DroneShow, maior evento de drones, geotecnologias e espaço da América Latina, realizado de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Um encontro inédito com representantes dos quatro órgãos reguladores do setor de drones no Brasil marcou o primeiro dia do evento. Em pauta, os destaques do momento atual e os desafios para o crescimento seguro e economicamente sustentável do setor de drones no Brasil. O bate-papo foi mediado pelo fundador e CEO da MundoGEO, Emerson Granemann e contou com a participação do Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA, Major Aviador Andrei Oliveira da Silva; o Gerente da Seção de Geoinformação, Meteorologia e Aerolevantamento (SEGMA) do Ministério da Defesa, Capitão de Mar e Guerra Mario Orlando de Carvalho Junior; o Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Lucas de Souza; e o Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Roberto José Silveira Honorato.

Assista o replay na íntegra:

Com informações e imagens do DECEA

Receba notícias comentadas sobre Drones no seu WhatsApp

DroneShow 2023 destaca mapeamento, inspeções, pulverização, segurança e delivery