O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), através do sistema para solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro por aeronaves não tripuladas (SARPAS), contabiliza os pedidos de voos de drone de forma categórica. Desde o dia 17 de novembro, a plataforma antiga do SARPAS, criada em 2016, foi desativada e substituída pela sua nova geração: o SARPAS NG. As novas ferramentas são resultado das sugestões dos próprios usuários, recebidas durante o processo de atualização do sistema.

Observando as dúvidas e sugestões registradas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o DECEA planejou e implementou algumas mudanças significativas, como a criação de equipes no sistema. Com isso, foi disponibilizado um tutorial de “Como criar equipes no SARPAS NG”, disponibilizado no link. Com esse novo conjunto de ferramentas, os perfis que utilizam o SARPAS como Pessoa Jurídica, vinculados a um CNPJ, têm a possibilidade de criar Equipes de Usuários (solicitantes ou pilotos).

Outras ferramentas também proporcionaram ao usuário mais facilidades, como a sincronização dos cadastros já realizados junto ao Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); a configuração de permissões (piloto, solicitante e administrador); o cadastro de Pessoa Física pelo GOV.BR, bem como o cadastro das organizações e as solicitações dos Voos.

Com um sistema mais aprimorado, o DECEA reforça o compromisso de que a segurança do espaço aéreo é dever de todos que o utilizam, seja com a viação tripulada ou não tripulada. O Departamento segue informando e educando os operadores sobre a importância dessa atividade e os riscos de voos sem registros.

Para mais informações, acesse o portal Drone UAS.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Receba notícias comentadas sobre Drones no seu WhatsApp

DroneShow 2023 destaca mapeamento, inspeções, pulverização, segurança e delivery