As empresas não encontram colaboradores ‘prontinhos’ em uma prateleira. Por mais experiência que alguém tenha, ele vai precisar de uma equipe integrada, estrutura e tecnologia propícia para seu trabalho.

Para que os trabalhos fluam sem erros e em harmonia, as pessoas precisam criar uma sintonia na empresa e trabalhar com a precisão de uma engrenagem. Nesse sentido, o treinamento promovido pelas empresas pode trazer diversos benefícios no fluxo de trabalho.

Empresas que trabalham com serviços mais técnicos precisam que as pessoas de todas as camadas da empresa entendam um pouco sobre as nuances técnicas do trabalho. Caso contrário, acontecem erros de um setor para o outro que atrapalham o desempenho geral dos projetos.

Esse é o caso, por exemplo, das empresas de gestão territorial e ambiental, georreferenciamento, topografia, drones e outras tecnologias. As pessoas que visitam as propriedades podem desconhecer a exigência burocrática e esquecem de pedir documentos. Também acontece de pessoas que trabalham no mapeamento em campo desconhecerem as necessidades técnicas que as equipes de processamento precisam para criar as peças de georreferenciamento.

No entanto, não se pode negar que há desafios em promover cursos in company. Então, será que vale a pena promover esses treinamentos?

Desafios dos treinamentos in company

Vamos dar um spoiler agora: os benefícios de se promover o treinamento in company ultrapassam os desafios. Mas, acompanhe a leitura até o final porque queremos mostrar para você a razão de dizermos isso.

O receio de investir em treinamentos tem algumas bases. Realmente, há pontos que precisam ser pensados e planejados antes desse passo. Ao ouvir empresários, percebemos que os três maiores desafios são esses:

Susto com o valor do investimento

O investimento inicial com o valor do curso é sempre um empecilho quando o gestor não pensa nos benefícios. O valor também costuma assustar empresas que têm uma margem de lucro mais restrita.

Para lidar com esse desafio, a empresa pode analisar o ROI (Return Over Investment) do curso que pretende investir. Como fazer isso?

Primeiro, a  empresa pode analisar os problemas que já teve com erros, retrabalho, perda de clientes, etc. Tente precificar os custos, gastos e horas extras com esses problemas. Depois do curso, a empresa refaz essa análise para listar as melhorias. Ela perceberá uma boa redução com esses problemas e pode até melhorar o faturamento geral. Esse valor de melhoria, seja em dinheiro ou em horas de trabalho, é o ROI do seu investimento em treinamentos.

Com essa análise, o empresário poderá perceber que o valor do curso não é um gasto e sim um investimento para a empresa.

Problemas com a sobrecarga de trabalho

Outros empresários alegam o problema de agenda para realizar cursos. “Parar” a equipe por um dia ou dois para realizar o treinamento pode parecer inviável à primeira vista.

No entanto, a capacitação técnica ajuda a reduzir o tempo no desempenho das tarefas e pode resolver o problema de sobrecarga de trabalho, ao invés de agravar o problema.

Esse problema pode ser amenizado por designar uma pessoa responsável pela organização e programar períodos anuais para os treinamentos. Programando com antecedência, e equipe comercial pode tentar negociar períodos maiores para entrega de projetos que coincidirem com os dias do treinamento.

Medo do funcionário sair da empresa

O medo de investir no funcionário é outra ‘dificuldade’ alegada por empresários. Realmente acontece das empresas investirem em cultivar talentos e depois perder os colaboradores para outras empresas.

Entretanto, o treinamento molda não somente uma pessoa, mas toda uma cultura organizacional. Isso quer dizer que se uma ou duas pessoas saírem da empresa, a próxima que entrar precisará se acostumar a um ritmo de trabalho que já foi ajustado e refinado pelo treinamento.

Na realidade, segundo uma pesquisa feita pelo Linkedin em 2020, oferecer treinamentos ajuda a empresa a reter funcionários. Isso porque 94% das pessoas valorizam a experiência profissional. Ainda, segundo a pesquisa, empresas que fornecem treinamentos tiveram uma redução de 56% no número de contratações.

Como você percebeu, os desafios para organizar os cursos in company podem ser contornados com um bom planejamento. Mas será mesmo que há tantos benefícios assim nos treinamento empresariais? Vamos ver pelo menos 8 deles:

8 razões pelas quais vale a pena promover treinamentos in company

1. Maior produtividade e desempenho

Quando todo o time apresenta conhecimento técnico, um facilita o trabalho do outro. Além disso, os projetos podem ser feitos em períodos menores de tempo e não há perdas com retrabalho.

2. Padronização nos processos

Quando os funcionários são expostos a treinamento, isso ajuda a padronizar o processo de trabalho e o fluxo entre departamentos.

3. Redução de desperdício de recursos

Quando os funcionários são treinados, eles aprendem a fazer um uso econômico dos equipamentos da empresa. O aprendizado também reduz o custo com horas de trabalho e transporte, ao evitar revisitar locais que já foram mapeados.

4. Promoção interna

O treinamento viabiliza a promoção interna de funcionários que são comprometidos, porém não têm tanta expertise técnica.

5. Melhora a cultura organizacional da empresa

As pessoas aprendem técnicas sob medida para a realidade da empresa. Melhoram o engajamento entre os colaboradores e o ambiente de trabalho. Também, ficam melhor familiarizados com as políticas e metas da empresa.

6. Moral elevado

Os funcionários começam a se sentir mais valorizados pela empresa e confiantes nas suas próprias habilidades. Eles saem do treinamento motivados a colocar o que aprenderam em prática na empresa.

7. Melhor avaliação do cliente

É nítida a diferença entre os profissionais capacitados, os clientes percebem. Lembre-se que um bom atendimento leva os clientes a indicarem seus serviços a outras pessoas.

8. Atualização nas normas e na tecnologia

Cursos in company também garantem uma boa atualização profissional com relação às constantes mudanças na legislação e também à tecnologia disponível para realizar o trabalho em menos tempo.

Tipos de treinamento que podem ser ministrados em empresas

Dependendo de cada empresa, pode ser mais vantajoso escolher treinamentos online ou presenciais.

O treinamento online tem a vantagem de ser feito em horários mais convenientes para cada colaborador. No entanto, é interessante verificar se o curso pode ser compartilhado com a equipe, pois alguns são somente para uso individual. Há ainda a possibilidade de combinar um curso online com o presencial, por videoconferência.

Já o treinamento presencial tem muitas vantagens. Além do custo por colaborador ser melhor do que o custo individual, o aproveitamento do colaborador é maior. Há a possibilidade de tirar dúvidas do dia-a-dia diretamente com o professor. Também, os funcionários aproveitam de um workshop que é valioso no relacionamento da equipe.

A TGR Treinamentos pode te ajudar a planejar um curso técnico na área de Gestão Territorial dentro da sua empresa.

São várias opções de cursos online e presenciais nas áreas de georreferenciamento, CCIR, ITR, CAR, SIGEF, desmembramento e remembramento, usucapião e muito mais.

Você pode avaliar as necessidades da sua empresa e conversar diretamente com a equipe TGR para avaliar o melhor conteúdo programático para você e sua equipe.

O que acha de saber mais sobre esse assunto, sem compromisso?

Clique aqui para saber mais em nosso site, ou

Clique aqui para entrar em contato diretamente com a equipe TGR Treinamentos