A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou uma portaria com a terceira parte do Regulamento Espacial Brasileiro (REB), que institui os Requisitos de Seguro para Lançamento Espacial. A portaria nº 1.019 foi publicada em 23 de dezembro de 2022.

O REB tem como finalidade resguardar a sociedade e o estado brasileiro na eventualidade de um acidente durante uma operação de lançamento espacial realizado por empresas privadas dentro do território nacional. Ele define que para que haja lançamento, é necessário que a empresa obtenha uma licença de operador e uma autorização de lançamento.

De acordo com o texto, a empresa só obterá a autorização de lançamento se ela fornecer todas as informações necessárias para uma avaliação da segurança da operação e cálculo do valor do seguro, conforme metodologia desenvolvida pela AEB e apresentada nessa terceira parte do REB.

O documento faz menção a diversas responsabilidades a serem cumpridas pelas empresas em caso de acidentes, danos ou perda de propriedade, lesões a pessoas, danos ambientais e outros danos diretos ou indiretos, que serão requisitos do seguro exigido para lançamentos.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios