Sou diretor da Albatroz Brasil Drones e presto assessoria para inscrição de empresas de aerolevantamento no Ministério da Defesa (MD) desde abril de 2021, tendo diversas empresas para as quais prestei assessoria já inscritas no MD.

Venho acompanhando a evolução do número de empresas de aerolevantamento registradas no MD desde então. Em abril de 2021, havia 49 empresas de aerolevantamento inscritas. Nesse número estão inclusas as empresas que trabalham com aeronaves tripuladas, que são em torno de 22, se não me engano.

Eram pouquíssimas as empresas que operam exclusivamente com drones que estavam inscritas no MD, mas este número foi crescendo lenta e gradativamente. Em 23 de novembro de 2021, tínhamos um total de 79 empresas inscritas.

A informação que tenho é que, em 2021, em torno de 258 solicitaram cadastramento no SisCLATEN, o sistema utilizado pelo MD, e 138 empresas iniciaram o processo de inserção de documentos e informações. Deste número, 30 empresas tiveram sucesso na sua inscrição até o final de 2021, o que não significa que todas as outras não conseguiram se inscrever, pois podem ter dado continuidade no processo em 2022.

Não sei a quantidade exata de empresas que iniciaram o processo em 2022, mas foram mais de 150. Ou seja, nesses dois anos, mais de 400 empresas procuraram o MD.

No dia 1º de dezembro de 2022, tínhamos 116 empresas inscritas no MD. Ou seja, apenas 67 empresas tiveram sucesso em sua inscrição de março de 2021 até agora, um número pequeno, tendo em vista a quantidade de empresas que iniciaram o processo de cadastramento.

Uma pena, pois com certeza se dispendeu tempo e dinheiro na tentativa de passar a realizar aerolevantamentos de maneira legal. E agora, o que está acontecendo com estas empresas? Continuam operando sem a inscrição no MD?

O mercado vem cada vez mais exigindo que as empresas que realizam aerolevantamentos com Drones estejam legalizadas no MD, além da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Coisa que não era comum há quase dois anos atrás. Diversas empresas para as quais eu presto assessoria me procuraram pois tinham pressa em realizar suas inscrições, pois seus clientes habituais deixariam de contratá-las se elas não se legalizassem. Outras queriam participar de licitações que iriam acontecer na sua região, mas só poderiam participar se tivessem a inscrição no MD.

Quase metade das empresas que atendi -e atendo- iniciaram o processo de inscrição no MD por conta própria e chegaram em um ponto que não avançavam mais. Algumas não conheciam a legislação direito e isso atrapalhava o processo, ou não tinham tempo para lidar com a burocracia.

Assessoria para inscrição no MD

Muitas chegaram à conclusão que é mais econômico contratar uma assessoria do que ficar gastando um tempo precioso em um trabalho que não é sua especialidade. Afinal, tempo é dinheiro.

Se a sua empresa faz parte do rol de empresas que está com dificuldades de se inscrever no MD, me procure pois eu posso lhe ajudar. Se você não quer perder um tempo precioso no processo de inscrição, me procure! Pode me chamar no WhatsApp, que é o meio mais rápido para entrar em contato comigo.

Tel. e WhatsApp: +55 13 991310575

Se quiser conhecer melhor o meu trabalho, dê uma olhada nesta matéria que publiquei em março de 2022.

E veja alguns comentários de empresas que me contrataram:

“A consultoria do Floriano Peixoto Borges dos Santos/Albatroz Brasil Drones foi fundamental para minha empresa obter a legalização completa junto aos órgãos competentes para atuar na área de Aerofotogrametria; e após a legalização da empresa, a assessoria continuada e altamente profissional para conduzir os pedidos de autorizações de aerolevantamentos, desde o pedido inicial até a emissão das mesmas.”

Vadenilson Patussi – Patussi Soluções em Topografia e Engenharia Ltda.
Horizontina – RS

“Meu contato com o Floriano foi de extrema importância para conclusão da inscrição da minha empresa no Ministério da Defesa. Inicialmente após algumas pesquisas no Google tentei fazer sozinha, imaginei que seria fácil. Mas são tantos detalhes e conhecimento que eu não tinha, que foi impossível continuar sem solicitar ajuda de um profissional habilitado. E foi nessas minhas pesquisas que encontrei o Floriano, que fez todo o processo de forma muito ágil. Hoje, minha empresa possui categoria A, para executar aerolevantamentos.”

Érika Cristina Gonçalves – GEO-E Engenharia e Topografia Ltda. Governador Valadares – MG.

“Há um tempo que buscava informações e principalmente empresas que pudessem me auxiliar na obtenção do cadastro junto ao Ministério da Defesa. Em uma busca encontrei um artigo da Albatroz Brasil Drones e seu diretor, Floriano, foi fenomenal em todo o andamento dos trabalhos. Desta forma, sempre vou indicar este profissional dedicado e que, além de mostrar os caminhos das pedras, nos incentivou e zelou para que o processo fosse rápido e certeiro! Obrigado mais uma vez Floriano, pelo seu trabalho.”

Bruno Bertoni – B. G. L. Bertoni Engenharia Ambiental Ltda. São Paulo – SP

*Floriano Peixoto
Pesquisador, projetista, construtor e piloto de aeronaves experimentais tripuladas desde 1980. Aeromodelista desde 1974. Pesquisador, projetista, construtor e piloto de ARP – Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) desde 2013, com apoio da UNISANTA – Universidade Santa Cecília, em santos. Em 2020 recebeu o título de Membro Honorário da FAB, junto com seu filho Ricardo Borges, por relevantes serviços prestados à Base Aérea de Santos, com a utilização de RPA.

Contatos:
Tel. e WhatsApp: +55 13 991310575
Email albatrozbrasildrones@hotmail.com