A Archer Aviation anunciou que o seu eVTOL Midnight será fabricado pela Stellantis, uma das gigantes do mercado automotivo, que engloba marcas como Fiat, Jeep, Opel, Peugeot, Alfa Romeo, Citroën, entre outras. A produção será realizada na unidade de Covington, no estado americano da Georgia, a partir de 2024.

A expectativa é de que a Stellantis seja a fabricante exclusiva dos eVTOLs da Archer, tanto que fornecerá até US$ 150 milhões à Archer, de acordo com o avanço das etapas no desenvolvimento do Midnight. Além disso, a marca automotiva pretende aumentar sua participação na empresa de aviação.

“Aprofundar nossa parceria com a Archer como um investidor estratégico com planos de aumentar nossa participação demonstra como a Stellantis está ultrapassando os limites para fornecer liberdade sustentável de mobilidade, da estrada ao céu. Apoiar a Archer com nossa experiência em fabricação é outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move.”

Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

A Stellantis é parceira estratégica da Archer desde 2020 por meio de várias iniciativas de colaboração e como investidora desde 2021. Durante esse período, a Archer aproveitou a  experiência em fabricação, cadeia de suprimentos e design da Stellantis em conexão com os esforços da Archer para projetar, desenvolver e comercializar suas aeronaves.

O Midnight tem capacidade para quatro passageiros e um piloto, conta com 12 motores e pode atingir 240 km/h. O eVTOL finalizou recentemente a fase de Revisão Preliminar do Projeto (PDR, na sigla em inglês) e agora avança para os estágios de desenvolvimento.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura