A EHang, fabricante chinesa de veículos aéreos autônomos, escolheu Curitiba para realizar o primeiro voo de um eVTOL na América Latina. A proposta foi apresentada ao prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, na última quinta-feira (19).

A intenção é que uma primeira demonstração, ainda sem tripulantes e passageiros, seja feita durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo, que será realizada entre 22 e 24 de março.

Além disso, a EHang, por meio de sua representante no Brasil, a AT Global, vai também buscar a regulamentação de voos tripulados nesse tipo de aeronave junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A EHang vai utilizar na demonstração o modelo EH216, que é um eVTOL autônomo que já está passando por testes na China e na Europa. Ele tem três variantes: EH216S para passageiros, EH216F para combate a incêndio e EH216L para o transporte de mercadorias.

Com 16 motores, o veículo pode chegar a 130 km/h, atingir a altitude de 3 mil metros e voar por 35 quilômetros. Os primeiros testes com a aeronave foram realizados em 2017.

“Curitiba foi a escolha natural por por ter se estruturado com esse perfil de cidade inteligente e inovadora. Para disseminar a cultura de uma nova forma de mobilidade, não poderíamos ter melhor vitrine para o nosso produto.”

Alexandre Daltro, CEO da AT Global.

Segundo Daltro, esse será o primeiro passo para criar ainda em 2023 uma sede regional para o Sul do Brasil e um centro de negócios de aeronaves de logística, combate a incêndio e táxi aéreo em Curitiba.

A empresa chinesa também promoverá a acessibilidade de todas as informações necessárias provenientes das operações de aeronaves autônomas, produtos e serviços para os departamentos governamentais nacionais e locais relevantes e fornecerá suporte completo para as operações comerciais, vendas e serviços, produção e construção de infraestrutura no Brasil.

Vertiporto

Além do eVTOL em si, também foi apresentado o o projeto de vertiponto para a cidade, criado pela fundadora do escritório Arquitetare, Elaine Zanon. A proposta inicial seria instalar a estrutura no Parque Barigui.

A viabilidade da instalação do vertiporto será avaliada nos estudos para concretizar a operação em Curitiba, o que inclui investimentos necessários e o local exato de sua instalação.

“Essa proposta colocaria o eVTOL em definitivo na cidade, contribuindo para que as pessoas conheçam essa nova forma de deslocamento, trazendo o futuro para Curitiba a ser replicado por todo o Brasil.”

Elaine Zanon, fundadora da Arquitetare.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura