O SpaceBR Show chega à sua 3ª edição em 2023 e carrega um papel preponderante na promoção do setor espacial no Brasil e na América Latina. Com fórum e feira, o evento será realizado de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e conectará empresas privadas, governo, universidades, institutos de pesquisa, startups, investidores e usuários das soluções espaciais.

Historicamente, a feira representa uma evolução dos Fóruns da Indústria Espacial Brasileira, realizados anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) desde 2017. A maturidade alcançada pelo evento deve-se, em boa medida, aos desdobramentos do Acordo de Cooperação Técnica nº 6/2020 firmado em 1º de julho de 2020 entre a MundoGEO, idealizadora e organizadora doSpaceBR Show, e a AEB, parceira estratégica. Esse acordo, que não envolve transferência de recursos financeiros, se debruça desde então na divulgação de notícias, fomento a novos negócios e conhecimentos técnicos relacionados ao setor espacial e no apoio institucional do evento.

Essa parceria tem sido importante não apenas para o SpaceBR Show, MundoGEO e AEB, mas para toda a cadeia do setor espacial no Brasil. Isso porque, primeiramente, a MundoGEO abriu um canal em seu portal para a publicação de notícias sobre os avanços e desafios desse setor, indo além do que envolve diretamente a AEB e poder público, divulgando ações e momentos importantes do segmento privado e de outras entidades ligadas às atividades espaciais.

E como forma de amplificar o que o mercado brasileiro está realizando, as notícias também são publicadas no idioma inglês, para que leitores de outros países possam ter acesso ao que se desenrola no país. Esse é um compromisso assumido pela própria MundoGEO para promover o setor espacial do Brasil e do restante da América Latina em escala global.

Da mesma maneira, o SpaceBR Show tem encontrado um respaldo e suporte de toda a cadeia produtiva do setor espacial, reunindo startups e empresas, instituições de ensino e pesquisa, agências espaciais de outros países, entre outros. Essas entidades participam tanto na feira de negócios, como no fórum que tem impulsionado debates importantes para o setor.

“Com a criação do canal espacial, os webinars e mais recentemente a feira SpaceBR Show, ampliamos nossa área de atuação, envolvendo toda a cadeia produtiva do setor e mostrando o potencial de negócios da economia espacial para o Brasil e continente latino-americano”, diz o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.

Disseminar tecnologias e negócios, aliás, já é expertise da MundoGEO há mais de duas décadas, seja por meio de conteúdo no portal – em português, inglês e espanhol – ou de eventos online e presenciais, como a feira MundoGEO Connect, nas áreas de geotecnologias, inclusive envolvendo sensoriamento remoto, segmento intimamente ligado à área espacial. Mais recentemente, a área de drones profissionais também passou a ser abarcada pela MundoGEO na feira DroneShow e na produção de conteúdo.

O crescimento desses mercados nos últimos anos, sem dúvida, tem participação da MundoGEO, que se tornou um amplificador das boas práticas, avanços da tecnologia e oportunidades de negócios. Para isso sempre contou com parceiros estratégicos, públicos ou privados, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Ministério da Defesa, que continuam apoiando institucionalmente, ano após ano, esse objetivo de disseminar conhecimento tecnológico e as práticas regulatórias.

“Nossos próximos objetivos são as áreas de robótica móvel autônoma e eVTOL. Da mesma forma que o setor espacial, criamos canais de conteúdo exclusivo e eventos específicos nessas novas áreas, mas sempre tangenciando muito com os setores em que já atuamos, proporcionando atingir nosso propósito de colaborar no crescimento sustentável destas áreas”, completa Granemann.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023