O 2º Encontro dos Líderes das Agências Espaciais Membros da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (II Encontro IILA) será realizado dentro do SpaceBR Show 2023, o principal evento do setor espacial da América Latina, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A segunda edição, organizada pela Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), tem como tema o “Fortalecimento da Integração Regional e Desenvolvimento Sustentável nas Atividades Espaciais” e se beneficiará do ambiente de negócios do SpaceBR Show para agregar mais valor a ambos os eventos e, assim, contribuir para integrar os setores espaciais da região e da Itália.

Nos dois primeiros dias do SpaceBR Show, 9 e 10 de maio, o II Encontro IILA se concentrará em debates e palestras temáticas, visitas a expositores da feira e reuniões bilaterais. O evento é fechado para convidados, mas os participantes do SpaceBR Show poderão ter acesso aos participantes nos períodos de visita à feira.

Nos dias 11 e 12 de maio, o evento seguirá para São José dos Campos, com visitas ao Parque Tecnológico, ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O 1º Encontro IILA ocorreu em 2022 na cidade de Roma, na Itália, e reuniu representantes da Agência Espacial Italiana (ASI) e da Agência Espacial Europeia (ESA), além de entidades públicas e privadas de países da América Latina.

A IILA é um órgão governamental italiano, fundado em 1966, que tem o objetivo de estimular e fortalecer as relações entre a Itália e os países da América Latina. Os estados membros da organização são a Itália e as 20 repúblicas latino-americanas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023