A Vertical Aerospace vai receber um investimento de US$ 37 milhões de um programa do Instituto de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido (ATI, na sigla em inglês) voltado para o desenvolvimento de soluções de energia limpa para o setor aéreo.

Com o investimento, a fabricante britânica de eVTOLs vai se dedicar a desenvolver um protótipo de um sistema de propulsão de baterias para aplicações aeroespaciais, inclusive para a sua própria aeronave, o VX4.

Em setembro de 2022, a Vertical anunciou que havia selecionado a E-One Moli Enegy para o fornecimento de células de baterias de lítio para energizar o seu eVTOL. O investimento não altera essa parceria.

O VX4 é um eVTOL com capacidade para quatro passageiros e um piloto e projetado para alcançar 160 quilômetros com velocidade de até 320 km/h. O primeiro voo da aeronave foi realizado em setembro de 2022. 

“Estamos absolutamente satisfeitos em co-investir com o governo no desenvolvimento de baterias leves, de alto desempenho e seguras para tornar o voo com carbono zero uma realidade. Na corrida para o carbono zero, o programa da ATI está oferecendo uma grande oportunidade para o governo e a indústria se unirem para criar tecnologias líderes mundiais e desenvolver a expertise britânica.”

Stephen Fitzpatrick, CEO da Vertical Aerospace.

Além da Vertical, a Rolls-Royce vai receber US$ 99,4 milhões da ATI para desenvolver combustível líquido de hidrogênio. A Rolls-Royce é, aliás, parceira da Vertical desde 2021 na construção do sistema elétrico de propulsão.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

1° Fórum eVTOL discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura