A EHang, empresa chinesa de tecnologia de veículos aéreos autônomos, completou o primeiro voo autônomo de demonstração do Japão com passageiros a bordo de um eVTOL. A aeronave EH216 transportou duas pessoas, nenhuma delas piloto, ao longo da costa da cidade de Oita, no Sul do país asiático.

O voo realizado em 17 de fevereiro de 2023 foi autorizado pelo Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão (MLIT).

Esse foi mais um passo da EHang rumo à operação regular no país, onde a empresa vem realizando voos de teste há dois anos. Em julho de 2022, o EH216 havia completado um voo entre dois pontos em Oita, o que foi um marco no desenvolvimento da aeronave e da construção de um ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) no Japão.

“Todos esses marcos estão intrinsecamente ligados ao apoio e à confiança da MLIT do Japão, dos departamentos governamentais locais e de nossos parceiros. A EHang também demonstrou a confiabilidade de nossos produtos autônomos. Continuaremos trabalhando com nossos parceiros para promover soluções de mobilidade aérea seguras, autônomas e ecológicas no Japão, a fim de beneficiar mais pessoas em todo o mundo com nossos veículos aéreos autônomos de passageiros.”

Xin Fang, COO da EHang.

A EHang recentemente anunciou uma parceria com a Prefeitura de Curitiba para realizar voos de demonstração na cidade ainda em 2023. Para isso, a empresa chinesa está buscando autorização junto às autoridades aeronáuticas brasileiras, já que esse seria o primeiro voo de um eVTOL no país.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

1° Fórum eVTOL discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura