Quem já pensou em ter um negócio próprio, empreender? E quem já empreendeu e percebeu que não era exatamente isso que esperava como trabalho? E os cargos de gerência e liderança, é o seu sonho?

Essas podem ser perguntas que você já fez ou faz referente a sua carreira. Contudo só ter uma ideia e sair fazendo não é aconselhável e nem recomendável. É preciso muito estudo e análise de todos os fatores que podem influenciar a sua vida após essa decisão. Sim, a sua vida! Sabemos que não separamos mais a vida profissional do pessoal, pois somos um só, não é?!?!

A mudança na sua vida profissional pode estar relacionada em mudar de empresa, mudar de área, mudar de cargo, mudar de profissão, abrir um negócio próprio… Existem tantas possibilidades, que é difícil saber qual é a melhor decisão a ser tomada no momento! Mesmo com tantas informações as quais temos acesso hoje em dia, e talvez essa quantidade de informações que temos, nos faça não saber em qual direção seguir e o que estudar.

Um estudo realizado pela empresa Distrito – plataforma de inovação aberta, a qual ajuda empresas a se transformarem através de tecnologia – mostrou o perfil e a trajetória dos CEOs das 100 maiores startups do Brasil. O resultado do estudo é bem amplo e completo, vou destacar o tema de formação desses líderes:

  • 30,7% são formados em engenharia,
  • 17,58% são formados em administração,
  • 12,09% tem formação em ciências da computação e
  • 39,63% tem formação em outros cursos.

Se aprofundarmos um pouco na formação desses CEOs, verifica-se que 55% fizeram pós-graduação nas seguintes áreas:

  • 68% em administração
  • 9,1% em economia
  • 7,6% em tecnologia e 
  • 15,3% outros. 

Entre os líderes, 38% fizeram algum curso Executivo. Liderança (25,6%), inovação (21,8%) e Gestão (15,4%) são as opções mais procuradas.

Percebem como foi construída a trajetória da maioria desses profissionais? Deve existir um mapeamento e um planejamento das etapas para que fique claro como alcançar o(s) objetivo(s).

Muitos dos profissionais que ingressam nas empresas o fazem como especialistas, sendo que parte destes especialistas poderão ser chamados para atuarem como gerentes. Profissionais que trabalham de forma eficaz na execução, como técnicos, não necessariamente serão tão eficientes em cargos de gestão e liderança.

Mas se você não quer ter um cargo de liderança, quer continuar na execução técnica, saiba que você também precisa continuar se desenvolvendo profissionalmente.  E o que pode ser feito para que essa transição e/ou desenvolvimento profissional seja feita da melhor forma, tanto para o profissional quanto para as empresas?

A orientação de carreira é um processo que estimula o profissional a planejar e tomar decisões assertivas, entendendo que existem fatores que influenciam na escolha, como fatores políticos, econômicos, sociais, educacionais, familiares e individuais.

C:\Users\naest\Downloads\metodologia agil x orientacao de carreira.png

Diferente de um processo de Coaching, no qual a pessoa já tem uma meta definida a ser atingida, o processo de Orientação de Carreira constrói um projeto tanto profissional quanto pessoal para que o indivíduo possa perceber as próprias características e o próprio potencial de desenvolvimento, tendo acesso às informações para compreensão de seu processo de decisão naquele momento.

É como se o processo de Orientação de Carreira fosse a Metodologia Ágil da sua carreira. 

A Feedz, plataforma desenvolvida pela TOTVS para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores, divulgou as 7 tendências de Gestão de Pessoas para 2023:

  • Trabalho remoto e flexível;
  • Motivação, reconhecimento e engajamento;
  • Segurança psicológica e bem-estar;
  • Atração e contratação focada em soft skills;
  • Desenvolvimento e capacitação das lideranças;
  • Diversidade e inclusão;
  • Processos tecnológicos e digitalizados.

Se você não está dando a devida atenção a sua carreira, te aconselho a refletir mais sobre isso, porque das 7 tendências listadas acima, 5 (em destaque) estão diretamente relacionadas as pessoas.

A NEP Orientação de Carreira é especialista neste assunto e tem muito conhecimento na área de geociências, como: suas possibilidades, seu potencial e os profissionais que atuam nesse segmento. Se você ficou interessado no processo, envie um email para carreira.nep@gmail.com ou mande uma mensagem pelo Instagram carreira.nep, e vamos conversar mais sobre a sua carreira.

*Natalia Estevam Paiva – Graduada em Engenharia Cartográfica (UNESP), Especialista em Inteligência de Mercado (Saint Paul Escolas de Negócios), Especialista em Empreendedorismo e Inovação nas Engenharias (UNESP/CREA SP), Orientadora de Carreira (FBr).

Receba notícias comentadas sobre Drones no seu WhatsApp

DroneShow 2023 destaca mapeamento, inspeções, pulverização, segurança e delivery