O foguete HANBIT-TLV da empresa sul-coreana Innospace foi lançado com sucesso a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, na tarde deste domingo. O lançamento ocorreu às 14h52 e representa o primeiro de uma empresa privada a ser realizado em Alcântara. O lançamento estava previsto inicialmente para dezembro de 2022, mas questões técnicas adiaram a operação.

A operação ocorreu a partir da Área 1 do CEA, também conhecida como SISPLAT/VLS. Nesse espaço foi instalada plataforma portátil de lançamento, batizado pela Innospace de Coalesced Launch System (CLS). O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil em um voo que durou 4 minutos e 33 segundos.

O lançamento do HANBIT-TLV (Test Launch Vehicle) tem como objetivo validar o primeiro estágio do HANBIT-Nano, que é um veículo lançador de dois estágios capaz de transportar carga útil de até 50 kg.

A Innospace agora verificará o desempenho do voo com foco na operação normal e empuxo estável do motor de foguete híbrido, e o sucesso da verificação do motor será confirmado com base nos resultados de uma análise abrangente dos dados do motor e do voo obtidos após o lançamento.

O HANBIT-TLV é um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único, com altura de 16,3 metros, um metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas. Esse veículo lançador utiliza uma tecnologia de motores de foguetes híbridos que combina propulsores à base de oxigênio líquido e parafina, o que simplifica sua estrutura e permite o controle de potência, além de ser não tóxico e não explosivo.

A empresa sul-coreana foi fundada em 2017 pelo engenheiro aeroespacial Soo Jong Kim na cidade de Sejong, localizada a menos de três horas da capital Seul. É também lá onde fica o Centro Aeroespacial de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. A outra instalação da companhia está em Cheongjiu, onde ocorrem os testes com os veículos e motores.

A startup nasceu na esteira do crescimento do mercado de pequenos satélites e com o objetivo de baratear o acesso ao espaço, com serviços de lançamento confiáveis de baixa latência. O lançamento em Alcântara foi o primeiro da Innospace.

Na programação de lançamentos, a Innospace sequer estava na lista. No entanto, a empresa norte-americana Hyperion, que foi selecionada em 2021 para operar no espaçoporto brasileiro, se retirou da negociação. Dessa forma, a Innospace acabou sendo confirmada como a primeira companhia privada a operar em Alcântara.

Além disso, a empresa assinou um acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o SISNAV, um projeto de sistema de navegação inercial em desenvolvimento pelo próprio DCTA e com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Pelo compromisso assinado em 2022, a Innospace levará a carga útil do SISNAV a bordo do HANBIT-TLV. Na ocasião, será verificado se o SISNAV funciona corretamente em ambientes específicos, como de vibração, choque e alta temperatura, desde a decolagem até o voo transatmosférico.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023