Há cinco anos consecutivos a startup Pix Force está na primeira colocação do 100 Open Startups no segmento de Inteligência Artificial (IA) no País – ranking que é utilizado como referência por grandes empresas e investidores.

As soluções da Pix utilizam tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning, para fornecer dados importantes para a tomada de decisão e maior segurança e produtividade para seus clientes.

E este é justamente o caso da plataforma Pix Grid – ferramenta que utiliza a combinação entre drones e visão computacional para o monitoramento de torres de transmissão de energia elétrica em várias regiões brasileiras.

Desde 2018 os drones da Pix auxiliam na inspeção de anomalias e danos ao longo da linha de transmissão. Esses dispositivos são equipados com câmeras RGB e termais para realizarem o mapeamento detalhado da rede.

Os dispositivos conseguem captar imagens da torre e automaticamente fazer a identificação de pontos críticos nas linhas de transmissão, conectores, isoladores, espaçadores, dentre outros componentes.

Entre os principais diferenciais do Pix Grid estão a geração rápida e automática de relatórios, bem como a identificação dos pontos de interesse de forma mais precisa e automática, além da redução dos custos e dos riscos no processo de manutenção.

Por ser totalmente automatizado, o sistema identifica ‘pontos quentes’ e componentes danificados, gerando maior velocidade no processo de inspeção. Os dados coletados pelos drones são enviados para um software e interpretados, permitindo uma análise automatizada e mais detalhada da linha de transmissão.

Essa capacidade que os drones têm de inspecionar áreas de difícil acesso, permite que as empresas gerenciem seus ativos de maneira mais eficaz, coletando informações através de imagens com custos muito inferiores do que as feitas por um helicóptero, por exemplo.

Antes dos avanços recentes na tecnologia de drones, inspeções em linhas de transmissão eram executadas de forma manual por helicópteros ou escaladores industriais.

Maior segurança no monitoramento das redes de energia

Apesar dos drones já serem utilizados por várias empresas, é o uso da IA, a partir de voos autônomos, que irão revolucionar a forma com que as organizações interagem com ativos de transmissão de energia.

O CEO e um dos cofundadores da Pix Force, Daniel Moura, comentou que a tecnologia das linhas de transmissão é muito antiga e precisa de manutenção constante, por isso a solução da Pix garante uma gestão eficiente desses sistemas.

Ele observou que justamente a manutenção ainda é uma das principais dificuldades enfrentadas nesse setor. Antes do monitoramento com o uso de drones, esse processo era feito de maneira individual a cada linha, representando risco às equipes técnicas, além de ser um processo mais lento e caro.

Dessa maneira, segundo Moura, iniciativas como a da Pix Force geram não apenas a redução de custos da operação, mas também uma maior segurança.

“Nossa solução tem como objetivo garantir que esse processo seja feito de forma mais rápida, fácil e, principalmente, segura’.

apontou o CEO

Moura comentou ainda que a utilização de drones, além de ser uma alternativa muito mais rápida e segura, é também ecologicamente correta para este tipo de inspeção. Entre os principais clientes que já utilizam o Pix Grid estão gigantes do setor energético, incluindo CPFL Energia, Companhia Estadual de Energia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG), e Eneva Energia.

Em maio deste ano, a Pix ficou na segunda colocação do ‘SpaceBR Show e DroneShow 2023’, no setor de drones. O evento foi realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e reuniu startups dos setores espacial e de drones.

E para falar da solução apresentada no evento, o presidente e um dos cofundadores da Pix, Renato Gomes, participa neste dia 13 de julho do webinar Drone Pitch 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

A Pix Force também desenvolve soluções para empresas de outros segmentos, como é o caso de Shell e Petrobrás. Atualmente a Pix possui sedes em Porto Alegre, no Instituto Caldeira, em São Paulo, no Cubo, e ainda nos EUA e na Finlândia. Em 2022 a empresa também foi uma das três startups premiadas no South Summit Brazil.

Com informações da Pix Force

Webinar: Drone Pitch 2023

A MundoGEO convida você para o webinar de 13 de julho às 16h (hora de Brasília): Drone Pitch 2023.

Registre-se gratuitamente para assistir ao vivo o webinar e conheça os incríveis projetos das Startups ganhadoras.

inscricao-no-webinar

Apresentação dos projetos das startups:

  • Rafael Coelho – TideWise
  • Renato Couto Gomes – Pix Force
  • Daniel Estima Bandeira – SkyDrones

Mediação do webinar:

  • Emerson Granemann – Fundador e CEO da MundoGEO