A cada ano, cientistas, engenheiros e desenvolvedores da NASA criam pacotes de software para gerenciar missões espaciais, testar espaçonaves e analisar os petabytes de dados produzidos pelos satélites de pesquisa da agência. À medida que a agência inova para o benefício da humanidade, muitos desses programas agora podem ser baixados gratuitamente por meio do Catálogo de Software da NASA.

O Catálogo de Software 2023-2024 contém mais de 1.000 programas, incluindo dezenas de novos pacotes adicionados este ano.

Entre as 15 categorias diferentes de software da NASA disponíveis no catálogo está a ciência ambiental. Quer isso signifique ajudar os agricultores a enfrentar secas que destroem colheitas, rastrear tempestades mortais, como furacões e tornados, ou mapear inundações, incêndios e muito mais, a frota de satélites de observação da Terra da NASA permite uma vantagem de “olho no céu” para detectar eventos, recursos e tendências de longo prazo em nosso planeta em constante mudança.

“Ao disponibilizar nossas inovações ao público, cumprimos nosso objetivo de ajudar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico da NASA a encontrar novos usos além da exploração espacial”, afirma Daniel Lockney, executivo do programa de transferência de tecnologia da agência, na sede da NASA, em Washington.

“Estamos orgulhosos de tornar os softwares da NASA mais acessíveis por meio de nosso site e estamos dedicados a continuar com essa abordagem de ‘atendimento ao cliente’ para o lançamento de softwares.”

Entre os softwares de ciências ambientais incluídos no catálogo estão:

  • Um software de modelagem popular que fornece valores para parâmetros atmosféricos, como temperatura e ventos, para qualquer mês e local na atmosfera da Terra
  • Um sistema geoespacial para resposta a desastres usando hardware de baixo custo, como câmeras digitais ou telefones celulares
  • Um kit de ferramentas baseado em nuvem que permite a colaboração entre pesquisadores em ciências da Terra
  • Um algoritmo para prever com precisão os relâmpagos
  • Uma estrutura que combina mapas com estimativas de precipitação baseadas em satélite para identificar riscos potenciais de deslizamentos de terra
  • Uma plataforma construída para navegação interativa de imagens de satélite quase em tempo real para ajudar em cenários de tempo crítico, como incêndios florestais ou inundações

Cientistas da NASA e especialistas em software, que usam dados de satélite e muito mais para entender melhor a Terra, estarão disponíveis para responder a perguntas sobre recursos de agências gratuitas às 12h, na quarta-feira, 16 de agosto, durante um Reddit “Pergunte-me qualquer coisa”. Participe ou acompanhe a discussão online usando o subreddit /r/AskScience.

Para complementar o Catálogo de Software, o programa de Transferência de Tecnologia da NASA também construiu um Kit de Ferramentas de Sensoriamento Remoto. O conjunto de ferramentas baseado na web ajuda os usuários a encontrar, analisar e usar os dados de satélite mais relevantes para pesquisa, projetos de negócios ou esforços de conservação.

Além da ciência ambiental, o catálogo também inclui pacotes de software para testes de sistemas, aeronáutica, sistemas de negócios e gerenciamento de projetos, processamento de dados e imagens, tripulação e suporte à vida e muito mais.

O Catálogo de Software é um produto do programa de Transferência de Tecnologia da NASA, gerenciado para a agência pela STMD. A NASA faz melhorias rotineiramente no site do Catálogo de Software, garantindo que o processo seja rápido e fácil. O programa garante que as tecnologias desenvolvidas pela e para a NASA estejam amplamente disponíveis ao público, maximizando o benefício para os contribuintes americanos.

As restrições de acesso se aplicam a alguns softwares que podem ser limitados ao uso por cidadãos dos EUA ou apenas para fins do governo dos EUA.

Confira o catálogo online em: http://software.nasa.gov.

Com informações e imagens da NASA


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço