Pouco mais de três anos após ter concluído a Missão SAOCOM 1, com o lançamento em órbita de dois satélites gêmeos, a Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina (CONAE) trabalha no desenvolvimento de uma nova geração de satélites com Radar de Abertura Sintética (SAR) em banda L, denominada SAOCOM 2, que incorpora tecnologias inovadoras para melhorar o desempenho e a qualidade da informação prestada aos usuários. Seu lançamento está previsto para 2030.

O projeto reúne as capacidades de diversas instituições públicas e empresas do sistema científico e tecnológico argentino, como a INVAP, principal fornecedora, que será responsável pelo projeto e construção da plataforma de serviços de satélite e da eletrônica central do radar. O projeto do instrumento SAR e da antena continuará a ser realizado pela CONAE e pela empresa VENG em conjunto com diversos fornecedores, como a Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA).

A nova geração de satélites SAOCOM fornecerá informações para a produção e para a gestão de emergências de origem ambiental e antropogênica através do Mapa de Umidade do Solo e outros produtos derivados, como a identificação de culturas e doenças para a agricultura como a fusiariose e a estimativa de retornos, entre outros.

Um dos objetivos centrais da nova missão do satélite será dar continuidade às informações do radar de banda L que a CONAE oferece atualmente aos seus usuários da Constelação SAOCOM 1, com melhoria na resolução espacial, que passaria de 10 para entre 3 e 5 metros. Hoje existem projetos de outras agências internacionais que visam lançar novas missões na banda L do espectro eletromagnético, como a NASA (EUA), ESA (União Europeia) e a JAXA (Japão), com os quais poderiam ser estabelecidos acordos de cooperação para intercâmbio de dados.

Os novos satélites SAOCOM terão dimensões semelhantes aos seus irmãos mais velhos, com uma antena de 10 por 3,5 metros. Uma das mudanças previstas será a aviônica da plataforma de serviços, pois será utilizada uma mais moderna desenvolvida para o satélite SABIA-Mar, que conta com as mais recentes tecnologias disponíveis. Este segmento do satélite inclui o sistema de propulsão, bateria, painéis solares e o computador principal, que presta serviços a instrumentos como o radar SAR

As obras de avanço da nova geração de satélites SAOCOM 2 começaram a ser realizadas em dezembro de 2021. Durante 2022, foi realizada uma análise de obsolescência e viabilidade de construção do satélite. Para isso foram pesquisadas as diferentes peças utilizadas nos satélites radar argentinos de primeira geração, contatados todos os fornecedores e investigado se ainda são fabricados ou se existem novas tecnologias para substituí-los.

“Quando revisamos a carga útil do satélite, encontramos obsolescência em alguns componentes que não estão mais disponíveis no mercado. É por isso que estamos agora trabalhando na modernização do design eletrônico do computador central do radar, incorporando uma nova tecnologia, chamada Software Defined Radio (SDR), que também nos permite abrir um caminho de evolução para uma próxima geração SAOCOM, e que no futuro, simplificará o projeto e a construção do radar, aumentando até mesmo o seu desempenho”, explicou o chefe do projeto SAOCOM na CONAE, Juan Pablo Cuesta

Em 2023, foram realizados trabalhos mais aprofundados de desenho da plataforma de serviços SAOCOM 2, adaptando, combinando e modernizando conceitos dos satélites SABIA-Mar e SAOCOM1. Nessa linha, foi iniciado em outubro um processo preliminar de revisão do projeto dessa plataforma, o PDR (Preliminary Design Review).

Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: