A Agência Espacial Europeia (ESA), o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e o ArianeGroup concluíram com sucesso a desconexão e retração dos sistemas criogénicos do Ariane 6. Essas operações marcam o início da desmontagem do modelo de teste para seguir com o lançamento do foguete nos próximos meses.

O modelo de teste que está na plataforma de lançamento do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, tem 62 metros de altura. É exatamente igual ao foguete Ariane 6 de “modelo de produção” que será lançado em breve, exceto que seus propulsores não são testados como parte do foguete completo.

Para este teste, as linhas de combustível do estágio superior e do estágio principal foram desconectadas. As estruturas amarelas sustentam as linhas de combustível que fornecem hidrogênio líquido e oxigênio líquido ao estágio superior que é movido pelo motor orbital Vinci.

Em vez de simplesmente desconectar as linhas, as equipes do Ariane 6 abordaram as operações como mais testes, ou ensaios, permitindo às equipes outra chance de praticar antes do lançamento. Segundos antes da decolagem, os braços de abastecimento criogênico se retraem da parte superior do foguete, removendo as linhas de abastecimento. O estágio principal é abastecido pela parte inferior do foguete e essas linhas também foram desconectadas no teste.

Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: