A EHang, fabricante chinesa de eVTOLs autônomos, realizou o primeiro voo de sua aeronave EH216-S na América Latina. O voo de demonstração ocorreu no resort Reserva Conchal, na província de Guanacaste, na Costa Rica, abrindo uma janela de oportunidades para passeios aéreos na região.

O evento foi organizado em conjunto pela Bluenest by Globalvia, empresa espanhola especializada no desenvolvimento de vertiportos; pelo Aeroporto de Guanacaste, sob administração da VINCI Airports; e pela a divisão de hospitalidade da FIFCO, uma empresa costarriquenha de capital aberto, com investimentos e operações diversificados nas Américas Central e do Norte.

A demonstração, segundo a EHang, não apenas demonstrou a adequação do EH216-S ao turismo aéreo, mas também ressaltou sua versatilidade para aplicações como deslocamento entre aeroportos e cidades e resorts, serviços de entrega médica e operações de resposta a emergências.

“A EHang tem o prazer de ver o eVTOL sem piloto EH216-S voando pela primeira vez na América Latina, demonstrando uma Mobilidade Aérea Avançada segura, eficiente e sustentável para todos, na Costa Rica. Estamos convencidos dos enormes benefícios que a tecnologia da EHang pode trazer para a América Latina, e estamos determinados a continuar colaborando estreitamente com as partes interessadas locais da região, para tornar esse novo meio de mobilidade aérea acessível a todos no continente”, comentou a COO da EHang Europa e América Latina, Victoria Xiang.

“Estamos satisfeitos e orgulhosos por termos contribuído para um marco na Mobilidade Aérea Avançada e sustentável na região da América Latina, com o primeiro voo de uma aeronave elétrica autônoma para passageiros. Nossas primeiras validações de vertiportos fora da Espanha, com o inestimável apoio da DGAC, da Westin e do Aeroporto de Guanacaste, são um grande passo para a Bluenest e para a região em nosso desejo comum de oferecer uma mobilidade mais segura, mais eficiente, mais silenciosa e sustentável para visitantes e residentes”, complementou o diretor da Bluenest by Globalvia, José Ignacio Rodríguez.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: