O Concurso Acadêmico do GEOBrasil 2001 teve 26 trabalhos inscritos. Os ganhadores foram apresentados durante o evento, realizado no mês de junho em São Paulo. Na categoria "Doutorado" ficou em 1º lugar "Aplicações de redes neurais artificiais e sensoriamento remoto na caracterização ambiental do Parque Estadual Morro do Diabo", de Maria de Lourdes Galo (UNESP – Presidente Prudente – SP).

Na mesma categoria, 2º e 3º lugares respectivamente, "Estudo da influência da acessibilidade no valor de lotes urbanos por redes neurais" de Cristina Bondino (USP – São Carlos) e "Projeto conceitual de banco de dados geográficos" da Jugurta Lisboa Filho (UF de Viçosa – MG).

Na categoria "Mestrado", o vencedor foi Sandro de Paula (UNICAMP), responsável pela tese "Processamento de consultas ao banco de dados de biodiversidade do biota-SP"; em 2º, Alexandre Benevento (IME – Instituto Militar de Engenharia – RJ) com "Sistema DGPS invertido"; em 3º, Claudia Pelizaro (USP – São Carlos) com "Avaliação de desempenho de algoritmo de um programa comercial de roterização de veículos"; e em 4ºlugar, Andrea Young (UNICAMP) com "Análise comparativa da qualidade e zoneamento ambiental de duas microbaciais urbano e rurais: uma contribuição metodológica". Os trabalhos foram avaliados por Antônio Maria Garcia Tommaselli (UNESP), Clodoveu Augusto Davis (PRODABEL), Jansle Vieira da Rocha (UNICAMP) e Gilberto Câmara (INPE), que coordenou a comissão julgadora.