A PT Inovação, braço tecnológico da Portugal Telecom, responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento da tecnologia de celulares pré-pagos, abriu uma subsidiária no mercado brasileiro. A empresa estuda a possibilidade de trazer ao Brasil serviços de localização por celular, que já são usados em Portugal.

Nesta fase de instalação no país, o investimento é da ordem de R$ 500 mil e restringe-se ao capital intelectual, que é base de trabalho da PT Inovação, uma empresa responsável por desenvolver tecnologias inovadoras para as empresas do grupo Portugal Telecom e que, dificilmente, comercializa para concorrentes.

A companhia, como alertou seus executivos, não tem a pressão por gerar fluxo de caixa, mas as soluções desenvolvidas pela PT Inovação, quando implantadas em empresas do grupo, geram uma remuneração à empresa. Hoje, ela representa 1% do faturamento global da Portugal Telecom. No Brasil o objetivo é chegar ao final do ano com até 30 engenheiros.

Mesmo sem estar presente no país, a PT Inovação faturou 5 milhões de euros com a venda de serviços e soluções para a Telesp Celular e a PrimeSys, ambas companhias do grupo Portugal Telecom.