O terceiro satélite do sistema de Galileo, da Europa, transmitiu o seu primeiro teste de sinais de navegação de volta para a Terra. Os dois satélites Galileo, lançados em outubro passado, atingiram a posição orbital final e estão agora sendo testados.

Este satélite, conhecido como FM3, transmitiu o seu primeiro teste de sinal de navegação na banda E1 em 1º de dezembro, a mesma banda que está sendo utilizada livremente para interoperabilidade com o sistema GPS. Porém na última terça-feira (4/11), o satélite transmitiu sinais em todas as bandas do Galileo: E1, E5 e E6.

Novos satélites Galileo começam a transmitir sinais de navegação de sinais Galileo
Centro de testes de Redu, na Bélgica, possui duas antenas receptoras

O sistema Galileo foi concebido para proporcionar serviços de navegação de alta precisão para usuários ao redor do mundo. Assim, os testes são realizados para confirmar que os equipamentos de navegação não foram danificados durante o lançamento. Enquanto o controle dos satélites é executado no Centro em Oberpfaffenhofen, perto de Munique, na Alemanha e suas cargas úteis de navegação são supervisionada a partir de Fucino, na Itália, um outro Centro é usado para os testes em órbita.

Localizado na floresta de Ardennes, na Bélgica, o Centro de Redu está especialmente equipado para os testes Galileo, com uma antena de banda S com 15m de diâmetro, para enviar comandos e receber a telemetria do satélite, e outra com de 20m de diâmetro de banda L, para monitorar o forma e qualidade dos sinais de navegação em alta resolução.

Operando em uma altitude de 23.222 km, os satélites Galileo levam cerca de 14 horas para orbitar nosso planeta, normalmente ficando à vista do Centro de Redu entre três e nove horas por dia.