Aplicações de inteligência territorial para a gestão estratégica no agronegócio – Parte 1

Um desafio atual e de extrema importância no posicionamento do Brasil como potência econômica e agrícola é tornar a competitividade, nos diversos elos das cadeias produtivas agropecuárias, mais sustentáveis. Para isso, é necessário desenvolver soluções que respondam a questões ambientais, econômicas e sociais, passando, necessariamente, pela gestão territorial apoiada em geotecnologia.

Nesta edição e na próxima, apresentaremos alguns projetos que estão em desenvolvimento e que contribuem para a sustentabilidade na agropecuária, considerando a componente geográfica.

ARAquáGeo

Muito utilizados na agricultura, os agrotóxicos têm a finalidade principal de controlar pragas, doenças, plantas daninhas e garantir a produtividade agrícola. Porém, depois de aplicados em áreas agrícolas, seu comportamento é bastante complexo, podendo atingir a atmosfera, o solo e as águas, bem como diversos organismos que dependem desses recursos ambientais.

Modelos matemáticos implementados em softwares têm como principal objetivo simular o comportamento dos agrotóxicos nos diversos compartimentos ambientais, sendo as águas os mais vulneráveis à contaminação. Modelos como o SciGrow e Geneec, desenvolvidos pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, estimam a concentração de um agrotóxico nas águas subterrâneas e superficiais, respectivamente. No entanto, esses modelos não consideram as condições ambientais brasileiras, juntamente com a localização geográfica. É nesse contexto que se insere o ARAquáGeo, importante evolução do software ARAquá, desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Unesp e a Fatec e que vem sendo adotado pelo Ibama para a avaliação ambiental de agrotóxicos.

Entenda como o ARAquáGeo irá funcionar:

• Pontos e suas coordenadas geográficas são definidos, e dados sobre clima, solo e agrotóxico são inseridos

• Por meio de cálculos matemáticos apresenta resultados que estimam o nível de contaminação de corpos d’água

• O ARAquáGeo simula e, com sua capacidade geoespacial, permite mapear e gerenciar os riscos ambientais.

O ARAquáGeo é uma ferramenta para a gestão territorial da contaminação de recursos hídricos, capaz de estimar as concentrações de agrotóxicos e outros contaminantes, em corpos d’água superficiais e subterrâneos. É o único aplicativo com modelo matemático, desenvolvido para as condições brasileiras e que também leva em conta a localização geográfica. Ele permitirá que as estimativas do risco de contaminação sejam facilmente incorporadas a programas de geoestatística e SIG, para a geração de mapas de risco ambiental da área que está sendo avaliada. Dessa forma será possível observar tanto as estimativas das contaminações, quanto o comportamento espacial das mesmas, o que é de fundamental importância para o uso de agrotóxicos. Os mapas obtidos poderão ser utilizados como subsídios complementares nos mapas de aplicação de agrotóxicos a taxa variável, o que otimiza a agricultura de precisão.

O aplicativo ARAquáGeo será uma ferramenta fundamental na avaliação e no gerenciamento agro-ambiental de agrotóxicos, permitindo o planejamento do uso desses produtos e a minimização dos seus riscos ambientais.

Wilson Anderson Holler

Engenheiro Cartógrafo, Esp. (UFPR), Supervisor de equipe na Embrapa Gestão Territorial

wilson.holler@embrapa.br

Diego Moraes

Tecnólogo em Informática, Msc., Doutorando em Agronomia na FCA/Unesp

diegomoraes@fca.unesp.br

Claudio Spadotto

Engenheiro Agrônomo, Ph.D. (University of Florida). Gerente Geral da Embrapa Gestão Territorial

claudio.spadotto@embrapa.br

Daniela M. Pinto

Biblioteconomista, Mestranda em Ciência da Informação na USP. Analista da Embrapa Gestão Territorial

daniela.maciel@embrapa.br