O IBGE disponibiliza, a partir de hoje (24/08), um portal de mapas, desenvolvido para facilitar o acesso e a visualização, na internet, dos mais de 20 mil mapas produzidos pelo Instituto. No portal, é possível encontrar os mapas dos Atlas publicados pelo IBGE, bases cartográficas, folhas topográficas, mapas do mundo, do Brasil, das regiões e dos municípios. Também há mapas temáticos das áreas de recursos naturais, sociedade e economia e do território, além de imagens de satélite, fotografias aéreas do território, informações de posicionamento geodésico, entre outros. O portal de mapas do IBGE pode ser acessado através do endereço http://portaldemapas.ibge.gov.br.

O portal substitui o canal de mapas já existente e contém várias novidades. Com uma interface totalmente nova, permite mais interação e amplia suas funcionalidades. O canal de mapas, no entanto, ainda ficará disponível por algum tempo para que os usuários frequentes possam se adaptar à nova interface.

Ao acessar o portal de mapas, o usuário poderá visualizar os arquivos, salvar mapas para pesquisa, fazer downloads dos mapas selecionados, classificá-los e até mesmo compartilhá-los. O portal também permite que o usuário localize mapas do assunto que deseja, através da busca por palavra-chave ou ainda pelas classificações por tema, publicação ou formato de arquivo. O usuário conta com um tutorial em vídeo com as orientações de navegação.

Dentre as novas funcionalidades está a área de visualização rápida, onde se pode ver qualquer mapa ou imagem sem necessidade de fazer download. Isso inclui, além dos PDF e JPG, formatos específicos para uso em Sistemas de Informação Geográfica (GIS), como KMZ, shapefile e serviços ArcGis. O usuário também pode realizar sua busca de forma visual através da exibição de miniaturas, o que lhe permite encontrar facilmente mapas cujos padrões são conhecidos.

O portal de mapas dispõe, ainda, de um sistema de recomendação. Quando o usuário seleciona determinado mapa, caso haja malhas semelhantes, o portal lhes apresenta como mapas relacionados. Tais mapas podem ser parte de outras publicações, formatos ou de conteúdo complementar.

Fonte: IBGE