Treinamento tem como objetivo capacitar usuários a consultar informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto, população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados

Estão abertas, até quinta-feira (28/3), as inscrições para o primeiro curso online de capacitação no Sistema IBGE de Recuperação Automática – Sidra, a plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas produzidas pelo instituto.

O curso é gratuito e voltado a servidores públicos, acadêmicos e jornalistas, mas qualquer pessoa interessada pode participar. A primeira turma conta com 600 vagas e carga horária de 15 horas/aulas.

Ministrado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), o curso visa capacitar usuários a consultar, no Sidra, informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto (PIB), população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados.

O conteúdo programático abrange vídeos tutoriais, dicas e exercícios elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que empregaram dados do instituto. “A ideia é mostrar o quanto de informação o participante pode obter e checar por meio do Sidra e, ao mesmo tempo, apresentar um pouco mais as pesquisas”, explica o designer educacional do curso, Hugo Campos.

Após se cadastrar no curso, o participante terá até 30 dias para concluí-lo. Ao final, aqueles que obtiverem média igual ou superior a 7,0 na avaliação final receberão certificado da Ence. O curso será oferecido continuamente, ou seja, serão abertas novas vagas mensalmente ao longo do ano. As inscrições para as próximas turmas serão na segunda quinzena de cada mês.

Veja como se inscrever.

Curso aproxima cidadãos dos dados produzidos pelo IBGE

A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento, promover a pesquisa acadêmica e a extensão integradas à produção institucional e amplificar a disseminação e a comunicação com usuários e sociedade.

Em fevereiro deste ano, o IBGE realizou uma versão piloto do curso. Na ocasião, mais de 500 pessoas entre acadêmicos pesquisadores, jornalistas e representantes de secretarias estaduais e de instituições públicas foram convidadas a participar. Uma delas foi a arquiteta e estudante de mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jennifer Domeneghini, que aprovou o curso.

“Como estudante e profissional, consulto os dados do IBGE a todo momento, desde uma simples pesquisa de população, informações de uma área territorial, perfil populacional, até dados como o perfil urbanístico do entorno dos domicílios. Com o curso, agora consigo realizar essas consultas de forma mais fácil e intuitiva”, conta.

Com informações da Agência IBGE Notícias

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias