Causou alvoroço a informação, divulgada em várias mídias na semana passada, de que o sistema GPS estaria à beira de um colapso. Foi um relatório do Government Accontability Office (algo como "Escritório de Responsabilidade Governamental") dos EUA que gerou a polêmica.

Na mesma semana, a Força Aérea dos EUA – que administra o sistema GPS – negou de forma incisiva a afirmação, mostrando que a modernização do sistema GPS está em curso e informando que serão investidos quase 6 bilhões de dólares, em satélites e estações em solo, até 2013.

Seria mais ou menos como se o Tribunal de Contas da União, no Brasil, falasse que o programa Cbers está em colapso, para então um técnico do Inpe mostrar que, na verdade, o programa está em expansão.

Para nós do Portal MundoGEO, que trabalhamos com informação técnica, pareceu um pouco estranho falar em "colapso" do GPS em um momento em que estão sendo lançados satélites do bloco modernizado do sistema. Justamente por isso, não divulgamos a notícia inicial, aguardamos a poeira baixar e em pouco tempo já pudemos obter e publicar a informação do outro lado.

GPS Não, o GPS não vai cairEspaço proporcional

Após o desmentido da Força Aérea dos EUA, alguns veículos até publicaram a notícia, mas a maioria simplesmente desconsiderou.

Assim como os casos de pessoas denunciadas que no final são inocentadas, não foi dado espaço proporcional para as duas informações. Afinal, o "furo" de que o GPS estaria prestes a cair dos céus dá muito mais audiência do que a explicação do técnico da Força Aérea icon smile Não, o GPS não vai cair

Twitter

A propósito, a Força Aérea deu um show de comunicação com a comunidade, usando o Twitter para fornecer informações atualizadas sobre a polêmica em torno do GPS.

share save 171 16 Não, o GPS não vai cair