Transcrevo abaixo uma mensgem que recebi hoje do Ricardo Pinho, criador do projeto GISVM. Recentemente, o Ricardo e o Fernando Quadro escreveram um artigo sobre este projeto para a revista InfoGEO (disponível aqui, para assinantes e não-assinantes):

"Caros membros da Comunidade Portuguesa e Lusófona SIG,

O projecto GISVM surgiu há pouco mais de 1 ano atrás, de uma ideia e iniciativa pessoal, baseado num trabalho feito nos meus escassos tempos livres.

O seu sucesso ultrapassou todas as minhas expectativas, tendo adquirido uma dimensão Nacional e Internacional, que comprova o enorme potencial da ideia!

Verifico que a evolução do projecto tem sido condicionada pela minha incapacidade de dar resposta às imensas solicitações, na eterna luta " contra o TEMPO", e em certa medida pelos meus conhecimentos limitados em muitas áreas.
 
Porque acredito no potencial dos projectos comunitários Open Source e nas capacidades dos Portugueses, penso que chegou o momento de lançar um desafio à COMUNIDADE SIG PORTUGUESA, que alargo a todos os nossos irmãos LUSÓFONOS.

"VAMOS TORNAR O GISVM UM PROJECTO SIG OPEN SOURCE EM PORTUGUÊS"

Para o efeito tomei a iniciativa de:

1. Transferir o projecto para a plataforma mais completa que conheço do mundo do open source, o SOURCE FORGE: http://sourceforge.net/projects/gisvm/

2. Criar uma mailing list para concentrar todas as participações em língua Portuguesa: https://lists.sourceforge.net/lists/listinfo/gisvm-port APELO À INSCRIÇÃO DE TODOS!

3. Lançar uma nova edição do GISVM: GISVM Base, com uma abordagem totalmente nova, direccionada para a participação e contribuição dos utilizadores na construção de Scripts de Instalação: http://gisvm.svn.sourceforge.net/viewvc/gisvm/trunk/

4. Disponibilizar a sequência de criação da máquina virtual, para que seja conhecida por todos e permitir a sua melhoria com sugestões e contribuições de todos:
https://sourceforge.net/projects/gisvm/files/GISVM_Release_2/GISVM_Base_Release_2/GISVM_Base_Build/

Considerem este, um sincero pedido de ajuda, só em conjunto conseguiremos concretizar esta ideia ambiciosa, mas perfeitamente possível!

O ideal seria, como noutros países, envolver Universidades neste projecto, numa parceria estratégica. Espero que reconheçam este passo como um sinal de abertura para que isso se concretize.

O que vos peço:

1. Inscrevam-se e participem na Mailing List, mostrem a vossa disponibilidade, interesse, opiniões e sugestões! gisvm-port@lists.sourceforge.net

2. O primeiro passo necessário é criar uma "equipa núcleo" de desenvolvimento que estejam motivados e possam envolver-se neste projecto. VOLUNTÁRIOS PRECISAM-SE! (Eu sou relativamente novo nestas andanças por isso agradeço a participação de pessoas com experiência…)

O GISVM está agora nas vossas mãos, façam dele um sucesso ainda maior!

As únicas condições que coloco é manter o licenciamento do GISVM em GPL, com ressalva do share-alike e, tal como fez o Linus com o Linux, manter o registo de "GISVM" em meu nome."