A agência de notícias Reuters informou nesta semana que um cientista britânico, a pedido de pais em pânico, pode implantar um microchip de localização em crianças. O pedido foi motivado pelo recente assassinato de duas crianças de 10 anos em uma tranqüila cidadezinha de interior na Inglaterra.

O especialista em cibernética Kevin Warwick, da Universidade Reading, acredita que pode dar um alento aos pais temerosos de um seqüestro e subsequente assassinato de seus filhos. O cientista explicou que uma das possibilidades é usar uma rede de celulares para transmitir um sinal e conectar a um GPS. O cientista espera aperfeiçoar o sistema até o fim do ano e já conta com várias famílias dispostas a servir de cobaia.

A operação inclui o implante de um pequeno transmissor de 2,5 centímetros no braço ou estômago da criança. Nos Estados Unidos, existem relógios de pulso que funcionam desta maneira, mas podem ser facilmente removidos, disse o cientista. Warwick disse acreditar que cabe à sociedade decidir se esse tipo de implante seria uma forma ética de combater os temores da violência.

O polêmico cientista ficou famoso na Grã-Bretanha depois que conectou seu próprio sistema nervoso a computadores, em uma experiência que visa gerar soluções de movimentação para pessoas paralisadas.