No último dia 7 de novembro foi realizado em São Paulo, pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, promotora e organizadora do GEOBrasil 2003, um seminário para divulgação ao mercado do plano estratégico de realização do evento. Estiveram presentes 30 instituições: Aerocarta, Aerofoto Cruzeiro, ANEA – Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamentos, AES Eletropaulo, APEAESP – Associação das Empresas de Agrimensura do Estado de São Paulo, Base, Cetil Sistemas de Informática, Char Pointer, Comdata – Companhia de Processamento de Dados de Goiânia, CTGEO, Digibase, Digimapas, Embrapa Monitoramento por Satélite, Emplasa – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, Gempi, IBIS – Intelligent Business Solutions, Imagem, Revista infoGeo, Ituran, Mapograf, Orbysystem, Pentax, Prefeitura de São Paulo, Promom, Comissão de Entendimento das Concessionárias de São Paulo, Santiago & Cintra, Schlumberger, Sisgraph, TS Agrimensura e Urban Systems Brasil.
Na oportunidade, a equipe da Alcantara Machado detalhou as principais ações que já estão sendo desenvolvidas para que o evento atinja pleno sucesso. Maria Antônia Calheiros, do Departamento de Marketing, descreveu as ações de divulgação que envolvem a publicação de anúncios em revistas do setor e de interesse geral, visando atrair não só o público tradicional mas principalmente usuários novos e potenciais. Também falou sobre as viagens pelo Mercosul e sobre como a GITA Internacional fará a divulgação do evento mundialmente.
Antônio Alves, da S2 Comunicação, que é a empresa de assessoria de imprensa do GEOBrasil, analisou a evolução da visibilidade do evento desde 2000, ano de sua primeira edição. A S2 é especializada em assessoria de imprensa para empresas de tecnologia, como a Microsoft e Sun, e tem cadastrados em seus bancos de dados mais de 900 jornalistas brasileiros especializados no tema. Para ele, os jornalistas já estão mais familiarizados com as geotecnologias, o que torna mais fácil a divulgação. Entretanto, enfatizou a importância das empresas do setor divulgarem com mais persistência suas novidades e lançamentos.
Miguel Silvestre detalhou como será feita a divulgação via internet, utilizando o banco de dados da Alcantara Machado e dos seus apoiadores. Ele destacou que vários participantes de outros eventos que a empresa organiza nas áreas de segurança (INTERDEFESA), transportes, petróleo, saneamento e energia (INFRA 2002) e administração municipal (URBIS) podem também se interessar pelo GEOBrasil 2003.
Emerson Granemann, consultor técnico e coordenador do congresso, contou como está estruturada a programação de atividades do evento. Segundo ele, a idéia central que está sendo transmitida nos convites aos palestrantes brasileiros e estrangeiros é que a geoinformação é um meio de fornecer soluções de forma integrada com outras tecnologias para que o negócios sejam mais rentáveis.
Por fim, José Danghesi, diretor do evento, destacou que toda a estrutura da Alcantara Machado, que é líder do setor na América Latina, está mobilizada para que o GEOBrasil 2003 alcance seu maior objetivo: atrair um grande público selecionado. Segundo ele, não está se buscando somente quantidade, mas principalmente qualidade de expositores, visitantes da feira e participantes do congresso. "Nosso objetivo maior é que os nossos expositores façam grandes negócios e que os profissionais, nos três dias do evento, consigam revisar seus conceitos, conhecer novos lançamentos e aprender com a troca de experiências", concluiu Danghesi. Mais informações sobre o GEOBrasil 2003 – Congresso e Feira Internacional, que será realizado em São Paulo no Centro de Convenções Imigrantes entre os dias 21 e 23 de maio, através do telefone (11) 6096-5311, e-mail info@geobr.com.br ou no site www.geobr.com.br.