O que essas marcas têm em comum? Executivos de cada uma delas estavam reunidos em um mesmo local, na semana passada, debatendo os fatos de 2008 e as estratégias para este ano.

Peço desculpas pelo "sumiço", mas o final da semana passada foi muito corrido e de raros momentos de acesso à internet. Eu e o Emerson Granemann participamos do encontro da Santiago & Cintra, que aconteceu na Praia do Forte, na Bahia, e no caminho passamos pelo Rio de Janeiro para visitar algumas empresas de geotecnologia e também o pessoal do GIS Transpetro.

A viagem foi bastante produtiva, tanto para a montagem da grade do congresso GEO Summit como para os temas dos próximos seminários da MundoGEO, passando também pelas pautas do portal e revistas. No evento da S&C, conversamos com alguns dos principais executivos da Topcon, Trimble, RapidEye e Erdas. Faltou uma reunião com o pessoal da Navteq, que infelizmente não foi possível.

A Topcon e Trimble são duas das maiores empresas do setor de geomática, e curiosamente são representadas pela mesma empresa no Brasil. É estranho – e ao mesmo tempo surpreendente – ver como as marcas convivem numa boa por aqui.

Já RapidEye e Erdas vêm com novos conceitos. A primeira posiciona-se como um provedor de serviços para detecção de mudanças, ao invés de um fornecedor de imagens de satélites. A segunda tem como lema "the Earth to Business", ou seja, levar as informações geoespaciais para o mundo dos negócios.

Nas próximas edições das revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática vamos detalhar melhor tudo isso.

Boa semana!