O sétimo satélite do Sistema de Posicionamento Global (GPS), pertencente ao bloco IIR, projetado e construído pela Lockheed Martin, chegou a 10 anos de operações bem sucedidas em órbita, e continua a fornecer sinais de posição, navegação e timing para quase um bilhão de usuários de GPS no mundo inteiro

O satélite, chamado SVN-54, lançado em 30 de janeiro de 2001 e declarado operacional em 15 de fevereiro do mesmo ano, é um dos 31 em órbita atualmente,  servindo como ferramenta de orientação precisa para militares, além de dar suporte à funções civis, científicas e comerciais.

A constelação GPS está aumentando a produtividade em diversas áreas, como agricultura, mineração, construção civil, entrega de encomendas além de aumentar a segurança pública, reduzindo os tempos de resposta dos serviços de emergência.

Como contratante principal para o programa GPS IIR, a Lockheed Martin Space Systems Company projetou e construiu 21 espaçonaves IIR para o Sistema de Posicionamento Global da Força Aérea dos EUA. As últimas oito naves espaciais, denominadas como bloco IIR-M, foram modernizadas para melhorar as operações e o desempenho do sinal de navegação.

Para atender às demandas crescentes dos usuários de serviços GPS, a empresa está construindo desde agosto do ano passado, junto com a Força Aérea dos Estados Unidos, a próxima geração de satélites GPS, conhecido como GPS III. O novo sistema vai melhorar o posicionamento, navegação, e serviços de tempo preciso, oferecendo um sinal 3 vezes mais preciso e mais confiável.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.