A Boeing recebeu os primeiros sinais do segundo satélite de renovação do GPS (Global Positioning System) lançado. O SVN-63 está funcionando normalmente e pronto para começar manobras em órbita e testes operacionais. A empresa irá construir ainda 10 satélites para a Força Aérea Americana.

O satélite foi lançado no veículo Alliance Delta IV às 2h41 desta madrugada, a partir da estação no Cabo Canaveral. Controladores confirmarm os contatos iniciais com a aeronave, realizados às 6h15 da manhã, horário de Brasília.

A missão de renovação GPS IIF pretende contribuir para a construção de uma constelação GPS robusta, fornecendo uma maior acurácia através dos avanços na tecnologia do relógio atômico. Visa ainda melhorar o sinal para fins militares e também para o uso civil, fornecendo um sinal mais forte e seguro, auxiliando nas operações aéreas comerciais e em missões de busca e salvamento.

Após o lançamento, o veículo Delta IV foi colocado SVN-63 em uma órbita média. e prossegue agora para a verificação dos sistemas de operação e sincronia com a constelação de satélites GPS, receptores de solo, e segmento de controle. A Boeing vai entregar oficialmente SVN-63 após a nave espacial em órbita completar todas as verificações.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.