A Deimos Engenharia anunciou o desenvolvimento de um receptor Galileo de classe profissional. A tecnologia empregada utiliza características únicas do sistema de navegação por satélites europeu para garantir ao usuário erros de posicionamento inferiores a 30cm. O receptor poderá trazer benefícios, como em atividades de recenseamento cadastral em larga escala, por isso está em testes no mercado brasileiro.

Receptor de sinal Galileo da Deimos

O núcleo do receptor, atualmente em protótipo, foi integralmente desenvolvido na Deimos Engenharia em Lisboa e resulta de um esforço de mais de 5 anos, durante os quais se evoluiu da definição do conceito à implementação da tecnologia.

A tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa promete ser inovadora, pois irá fazer uso de características especiais do Galileo, não disponíveis no atual GPS, para atingir padrões de precisão muito elevados.

Aplicações

Atualmente um nível  de precisão profissional se encontra disponível somente em equipamentos de alto custo, com necessidades de pós processamento dos dados, que são mais difíceis de operar. O receptor da Deimos, ainda sem nome comercial, irá permitir em tempo real a obtenção de tal precisão com menos custos.

O novo receptor poderá ser usado em diversas aplicações, como para recenseamento cadastral de vastas áreas de terreno. A tecnologia vem sendo testada portanto no Brasil. O país tem feito nos últimos anos um esforço para a realização de levantamento cadastral de todas as propriedades rurais de acordo com o sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS). Um sistema de grande precisão e menor baixo poderá ser utilizado para tais fins, como prometem os novos receptores da Deimos.