Satélites IOV são os primeiros em órbita do sistema Galileo

Após os dois primeiros satélites do sistema de navegação europeu Galileo alcançarem suas órbitas operacionais, foram iniciadas as operações de ativação e teste. No fim da semana passada o controle dos satélites foi passado do Centro Espacial Francês ao Centro de Controle do Galileo em Oberpfaffenhofen, na Alemanha. O Centro é operado pelo Centro Aeroespacial Alemão, que estará encarregado do comando e controle dos satélites nos 12 anos de operação dos aparelhos.

Os satélites foram lançados por um foguete Soyuz a partir da Guiana Francesa no dia 21 de outubro. Três horas e 49 minutos após o lançamento, os aparelhos alcançaram a órbita planejada de 23222 km. Após o término da fase de ativação, chamada de LEOP, o controle foi passado ao Centro Alemão, no dia 3 de novembro.

Controladores em terra iniciaram a nova fase de operações criptografando a telemetria e assegurando a segurança e o controle dos satélites. Iniciou-se então as verificações de funcionamento normal dos sistemas primários e secundários.

Nos próximos dias as funções de navegação serão ligadas e começarão a ser testadas. Os testes rigorosos dos sinais de navegação estão sendo conduzidos por um Centro da ESA localizado na Bélgica. Assim que essa fase estiver concluída, um segundo Centro de Controle, localizado em Fucino na Itália e operado pela Telespazio, irá supervisionar todos os serviços de navegação.