A Comissão Europeia apresentou uma proposta de 7 bilhões de euros para complementar os dois grandes programas de satélites europeus: Galileo e Egnos.

Se aprovado, o financiamento vai ajudar a completar a infraestrutura de satélites da União Europeia e completar os sistemas para operarem integralmente até 2020. Os fundos terão dois destinos: a Agência Europeia de GNSS, responsável pela plena utilização dos sistemas de navegação e a Agência Espacial Europeia (ESA), que irá gerenciar os programas na próxima década.

O Egnos é um sistema que utiliza a rede de posicionamento global (GPS) dos Estados Unidos, melhorando o sinal para aplicações de risco e que exigem maior precisão, como a navegação de aeronaves. Já o Galileo é um programa dedicado à navegação civil, como o GPS ou o Glonass da Rússia. Com o sistema implementado, a Europa pretende aumentar sua presença no mercado de navegação global.

Até o momento, o Galileo foi financiado por dinheiro público. Com o anúncio de novos investimentos, especialistas temem que mais impostos sejam cobrados dos cidadão europeus. Os programas  são esperados para começarem a operar em 2014.