O MundoGEO, com o apoio de empresas e instituições, realizou no dia 25 de outubro um seminário sobre Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para o setor de mapeamento. Com ampla participação, o evento reuniu ao todo 412 participantes, entre presenciais e online, e aconteceu no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Tecnologia que ganha cada vez mais usuários a cada dia, os VANTs podem ser usados para diversas aplicações, desde inteligência e defesa, até a produção de mapas, nas áreas de meio ambiente, florestal, agricultura, infraestrutura, gestão territorial, entre outras. Os modelos disponíveis atualmente e também os em desenvolvimento possuem diferentes características e sensores, e a melhor utilização  para cada uso ainda é desconhecida do público.

Seminário VANTs
120 pessoas estiveram presentes no Bourbon Convention Ibirapuera

Para atender esta demanda do mercado, principalmente em relação à regulamentação do setor, o MundoGEO convidou especialistas que abordaram o tema de forma clara e direta, apresentando tanto ao público presente fisicamente (120 pessoas) quanto online (292 pessoas), as tendências e principais opções de modelos e usos para este tipo de tecnologia que, nos próximos anos, deverá ter um crescimento muito expressivo. O evento contou também com uma exposição de alguns modelos disponíveis no mercado.

Seminário VANTs
Um dos modelos de VANTs apresentado pela Santiago & Cintra na exposição do evento

Abrindo o seminário, Onofre Trindade Junior, Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) mostrou quais os tipos desenvolvidos atualmente, como esta nova tecnologia pode ser aplicada para cada tipo de uso, além de demonstrar os principais sensores que podem ser embarcados atualmente. O público conheceu mais sobre como é feito o desenvolvimento de aeronaves, de hardware e software com padrão aeronáutico, de estações de controle e monitoramento, sistemas de comunicação, além de conhecer sobre a estrutura de aeronaves,  novos conceitos do setor, e principais projetos em desenvolvimento atualmente.

Seminário VANTs

Além das apresentações sobre principais aplicações e opções, entre VANTs de grande, médio e pequeno porte, o público pôde assistir uma apresentação feita por profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que demonstraram como está a regulamentação brasileira aplicável ao uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados. Os palestrantes mostraram vários aspectos relacionados ao propósito de uso (Aeromodelo: Desporto e Lazer); o reconhecimento como aeronave; segurança; o que diz o Código Brasileiro de Aeronáutica; quais os documentos oficiais que versam especificamente sobre VANT; como proceder para conseguir autorizações; entre outros.

Para Emerson Granemann, Diretor e Publisher do MundoGEO e moderador do seminário, o evento atingiu os objetivos de esclarecer melhor à comunidade questões importantes sobre a tecnologia envolvida nas operações com VANTs, como o aparelho em si, os sensores e os softwares. “Os destaques foram os esclarecimentos quanto a classificação dos aparelhos, a importância do treinamento dos pilotos remotos e as aplicações dos dados coletados pelos VANTs, que vão muito além do mapeamento. Além disso, ficou clara a pressão que o mercado do setor está exercendo, junto às entidades reguladoras das atividades áreas, para que tanto os aparelhos nacionais e importados, bem como suas operações para fins lucrativos, sejam completamente regulamentadas o mais breve possível,”, afirmou.

Finalizando o seminário, que durou todo o dia, o MundoGEO convidou alguns especialistas para realizarem um debate sobre os desafios técnicos, legais e oportunidades deste mercado. Para encerrar, foi feito um sorteio de livros e assinaturas da revista MundoGEO.

Confira, na início da próxima semana, a cobertura completa e novas imagens do seminário Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Para imagens da exposição de VANTs, visite a página do MundoGEO no Facebook.