Os padrões do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC em inglês) constam em um documento elaborado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (NSTC em inglês) dos Estados Unidos, chamado “Estratégia Nacional para Observação Civil da Terra“.

O padrão recentemente lançado pelo OGC, denominado “OGC WaterML 2.0”, foi aprovado pelo governo federal dos Estados Unidos como um componente oficial para estratégia de observação Civil da Terra. O documento identifica 12 “áreas de benefícios sociais” para a coleta de informações, sendo uma delas a água.

Além disso, o relatório revela que o documento “WaterML: Water Markup Language (ML)“, é uma iniciativa de informática da CENRS (Comitê sobre o Meio Ambiente, Recursos Naturais e sustentabilidade), que fala sobre a disponibilidade e qualidade da água fornecida, que é de maneira sistemática.

Serviços web do OGC também foram citados no documento do NSTC, incluindo os padrões Web Map Service (WMS), Web Feature Service (WFS) e Web Coverage Service (WCS), junto à parte de gerenciamento de dados.

O Grupo de Observação da Terra (USGEO) do NSTC foi quem preparou o documento, e destacou a importância da utilização de serviços e padrões para promover a interoperabilidade e permitir o acesso contínuo aos dados e serviços da USGEO.

Através da USGEO, os Estados Unidos são um membro fundador e um contribuidor importante para o Grupo Intergovernamental de Observação da Terra (GEO em inglês). O grupo, composto por 88 países, juntamente com a Comissão Europeia, está desenvolvendo o Sistema de Observação Global da Terra (GEOSS). Liderado pelo OGC, através do Architecture Implementation Pilot (AIP), o GEOSS é um conjunto de acordos que visa interligar os sistemas de observação existentes e previstos em todo o mundo.