A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, na última quarta-feira (8/4), em seu portal na internet, o painel de dados (dashboard) com informações sobre Notificação de Alertas de Desastres.

A página no site da Agência apresenta informações sobre os avisos que são enviados à população por meio dos celulares (SMS) e da TV por assinatura (TVA).

Com o painel, é possível obter dados sobre o envio de notificações de emergência à população de forma detalhada, como o número total de alertas enviados e comparar os alertas enviados, mês a mês, por estado e município.

O objetivo é promover mais transparência às informações sobre os alertas que podem prevenir riscos e salvar vidas. Pelo painel, a sociedade, o setor regulado, instituições públicas e privadas podem realizar consultas de forma simples e dinâmica.

O painel é subdivido em cinco seções (abas):

  • Panorama – números de notificações enviadas via mensagem de texto (SMS) e TV por Assinatura
  • Tipo de Alerta – informações relativas à tipologia do desastre como alagamentos, granizo, doenças infecciosas virais etc.
  • Solução via SMS – dados sobre o alcance das mensagens enviadas pelo celular na iminência de um desastre natural, ou seja, a porcentagem de pessoas que pode ser beneficiada pelas informações no país, por estado e município
  • Solução via TV por Assinatura – alcance das mensagens enviadas pela TVA, com as mesmas características da consulta de SMS
  • Detalhamento do Alerta – conteúdo das mensagens enviadas, abrangência geográfica, data e hora de envio

Alertas e tecnologia

A comunicação de emergência utiliza tecnologias avançadas para emitir alertas de riscos de desastres para a população. A iniciativa da Anatel envolve prestadoras de telefonia móvel, empresas de TV por Assinatura e órgãos da Defesa Civil representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional.

Para saber mais sobre o Sistema de Alertas de Desastres e descobrir como se cadastrar para receber os alertas de chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros (por SMS) acesse esta página.

Com informações e imagens da Anatel