A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou edital de Chamamento Público para apoio à realização do voo suborbital do Programa Microgravidade e desenvolvimento das tecnologias associadas.

A finalidade do Chamamento Público é a seleção de propostas para a celebração de parceria com a AEB, por meio de Termo de Fomento, para finalidade de interesse público e recíproco que envolve a transferência de recursos financeiros à organização da sociedade civil.

De acordo com o edital, o Termo de Fomento terá por objeto a concessão de apoio à Administração Pública Federal para execução do Programa Microgravidade, incluindo o suporte técnico operacional para execução de projetos com vistas à realização de pesquisas científicas e desenvolvimento. Esse convênio permitirá a conclusão do projeto da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), a partir da escolha da instituição que definirá a empresa a construir o banco de controle para o PSM.

De acordo com o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento (DSAD/AEB), Paulo Barros, essa contratação permitirá ao Brasil possuir sua própria plataforma suborbital de microgravidade, excluindo assim a dependência de outros países. “É importante salientar que a partir de suas qualificações, o Brasil poderá fornecer esse serviço de teste de experimentos suborbitais não só à comunidade brasileira, como também para quaisquer outros países”, concluiu o diretor.

As propostas serão recebidas pela plataforma +Brasil. Clique aqui para conferir o edital.

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB