O setor espacial foi incluído entre as diretrizes e prioridades para as aplicações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) 2021.

Administrado pelo Banco do Nordeste, a linha especial de financiamento será importante para a instalação de empresas do setor espacial na região de Alcântara, no Maranhão.

A indicação para destinação de recursos foi viabilizada, após a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) discutirem a importância da inclusão do setor espacial entre as áreas estratégicas para receberem investimentos em 2021. O que irá gerar impacto na promoção e no desenvolvimento da região Nordeste nos próximos anos.

As empresas que se instalarem na região Nordeste terão acesso à linhas de crédito com taxas de juros diferenciadas. Além disso, poderão contar com incentivos fiscais administrados pela Autarquia, entre eles os de Redução de até 75% do Imposto de Renda e o Reinvestimento.

Os limites de financiamento e os prazos do FNE orientam-se pela natureza da linha de crédito, da localização, do porte e dos programas de financiamento estabelecidos pelo banco administrador e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sudene. Já os incentivos fiscais se propõem a estimular os investimentos privados prioritários, as atividades produtivas e as iniciativas de desenvolvimento sub-regional.

O Conselho Deliberativo da Sudene estabelece, anualmente, as prioridades para aplicação dos recursos no exercício seguinte. O setor espacial foi considerado uma das ações que possuem convergência com a política de fomento do governo federal, na qual o FNE é um dos principais instrumentos.

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB