Nessa quarta-feira (30/9) às 10h (hora de Brasília), ocorre o webinar Startups do Espaço, promovido pelo Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, em parceria com o Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial (SC2C.Aero). O evento será transmitido no canal do YouTube do PqTec.

O Cluster Aeroespacial Brasileiro tem a visão de que é fundamental o papel das startups e dos empreendedores do setor, e busca dar centralidade às startups e empresas de tecnologia espacial. Este é um dos objetivos de sua visão estratégica e de sua participação na revisão do PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais), que ocorrerá a partir de outubro de 2020.

A Cooperação junto ao SC2C.Aero (Centro de Convergência de Tecnologias Aeroespaciais em Santa Catarina) soma esforços e cria sinergia com outro impulsionador da indústria espacial, que é a criação de mão de obra capacitada e o estímulo às pesquisas que deem sustentabilidade às aplicações dos projetos.

Se o Brasil já é protagonista nas tecnologias de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Ciências Espaciais e Meteorologia, também se espera que programas e projetos que incluem as Startups sejam complementares a essas vocações, oferecendo oportunidades para novos empreendedores na economia do espaço.

Esses assuntos serão abordados por cinco especialistas do setor, que também vão apresentar tendências e tecnologias que desenvolvem para a área.

Participam do webinar:

  • Fabrício Hertz, CEO da Horus Aerospace
  • Gabriel Zanatta, fundador da Pale Dot
  • Otavio Durão, Consultor Sênior da CRON Sistemas e Tecnologias e Coordenador técnico dos projetos NanosatC-BR1 e 2. É vice-presidente da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) e membro da coordenação dos programas Uniespaço e Microgravidade da Agência Espacial Brasileira. Atuou no INPE como coordenador do projeto SPORT com a NASA e o ITA.
  • Renato Duarte, sócio-diretor da Legado Usinagem
  • Ricardo Quindós, sócio-diretor da VSAT Aerospace

O Webinar será moderado por Alessandra Holmo, managing director do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro. Alessandra é engenheira de materiais, com especialização em polímeros pela UFSCar, pós-graduação em marketing e administração e inovação tecnológica pela ESPM e especialização em inteligência de mercado pela FIA.

Inscreva-se no canal do PqTec no YouTube para ser notificado sobre o evento www.youtube.com/pqtecsjc.

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB