Como parte da agenda do ministro astronauta Marcos Pontes em Viena, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Escritório para Assuntos Espaciais das Nações Unidas (UNOOSA, na sigla em inglês), assinaram no último dia 23 de setembro um memorando de entendimento para o avanço da cooperação nas áreas de direito espacial, política espacial, ciência e tecnologia espacial, espaço para o desenvolvimento sustentável, gerenciamento de desastres, navegação, telecomunicações e capacitação.

O memorando de entendimento foi assinado no Centro Internacional de Viena pelo ministro Pontes e pela diretora do UNOOSA, Simonetta Di Pippo. O documento proporcionará agilidade na implementação de projetos e iniciativas que possam acontecer entre o UNOOSA, o MCTI e suas unidades vinculadas, pelo estabelecimento de acordos específicos que foquem projetos do interesse e da competência de cada uma das unidades vinculadas.

“Este memorando cria uma estrutura robusta para a colaboração no setor espacial entre o Governo Federal, por meio do MCTI, e o UNOOSA, ambos dentro de um amplo portfólio de potenciais novas iniciativas e outras já em andamento. Com este instrumento, continuaremos a promover a ciência brasileira na comunidade internacional e dar maior visibilidade e credibilidade ao Brasil nas áreas cobertas pelo acordo”

afirmou o ministro Marcos Pontes

O MCTI, a AEB e o INPE em parceria com o UNOOSA também estão promovendo a inclusão no setor espacial com a organização de um Encontro de Especialistas no programa Space4Women do UNOOSA, que visa promover a igualdade de gênero no espaço. O evento, que ocorrerá no Brasil em outubro de 2021, promoverá o intercâmbio de boas práticas para fomentar a igualdade de gênero no setor. O foco principal do Encontro será discutir esforços para garantir que os benefícios do espaço atinjam mulheres e meninas, bem como que elas tenham um papel igual e ativo nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e exploração espaciais.

O evento no Brasil será o segundo da série e contará com a participação de tomadores de decisão e especialistas de organizações internacionais, governos e organizações não-governamentais, bem como outros oficiais de alto escalão, representantes do setor privado e instituições de pesquisa, para discutir o escopo e objetivos de um Projeto conjunto “Space4Women”.

Com informações e imagem da AEB

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB