A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), concluiu na última sexta-feira (2/10) o Workshop de Foguetes que conectou alunos, professores e profissionais interessados no setor espacial. O evento foi realizado durante dois dias e teve mais de 1100 inscrições.

O objetivo do evento foi incluir os temas do espaço no dia a dia dos adolescentes, jovens e universitários, para que eles conseguissem desenvolver projetos na área. A mediação do evento foi realizada pela assistente da Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Amelia Onohara, o analista de Projetos Espaciais, Danilo Sakay e o estudante de engenharia aeroespacial, Victor Baptista. Todos profissionais da diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios (DIEN/AEB).

Destaca-se a participação do professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Luleå University of Techonology, Élcio de Oliveira, que realizou a abertura do evento com uma palestra sobre “Visão New Space para Lançadores”. O evento contou também com uma palestra de Santana Júnior, representante da Avibrás, sobre “Tipos de Propulsão Química”.

Com uma visão mais acadêmica, o evento teve também a participação do professor de engenharia aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Rene Gonçalves, que trouxe tópicos específicos para auxiliar equipes de foguetes de universidades e escolas brasileiras. Gonçalves falou sobre projetos acadêmicos de foguetes de maior desempenho e ensaios de motor e segurança.

Outro professor do departamento de Sistemas Aeroespaciais do ITA que contribuiu com conhecimento foi Christopher Shneider Cerqueira, que explicou os conceitos de topologia de Missões Espaciais e ferramenta GMAT (General Mission Analysis Tool).

O palestrante que representou a AEB foi o diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios (DIEN/AEB), Paulo Vasconcellos, que abordou o “Futuro dos Centros de Lançamento no Brasil”. O evento terminou com duas palestras de bolsistas da Funcate, Erlan Cassiano, que abordou o tema da Segurança em Lançamentos, e Danilo Sakay, que falou sobre o edital de apoio a grupos de foguetes.

Para assistir às palestras completas:

Com informações e imagem da AEB

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB