Nos próximos dias 18, 19 e 20 de novembro, das 17h30 às 19h30, acontecerá a 2ª Capacitação GLOBE 2020 sobre o tema “Protocolo de Nuvens, Ciências Atmosféricas e o Programa GLOBE”.

A capacitação é voltada para professores dos Ensinos Fundamental e Médio. Caso existam vagas remanescentes, outros profissionais interessados também poderão participar. O treinamento acontecerá virtualmente e será transmitido pelo canal do YouTube da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A capacitação terá como moderadores os professores Lucas Raoni, Lucas Ferreira da Silva e Manuel Ricardo de Jesus Costa. Todos fazem parte do Projeto. O “Programa GLOBE nas escolas brasileiras no âmbito do Ciência na Escola”, é uma parceria entre AEB, MCTI e NASA. Por meio dele é ensinado como utilizar os diversos recursos científicos e educacionais para colaborar na disseminação da ciência usando observações e de experimentos simples.

A programação do evento contempla várias ações sobre a temática, incluindo atividades e questionários para os dias 18 e 19, e avaliação final no dia 20, último dia da capacitação.

São 100 vagas e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 13, às 23h59, pelo link https://bit.ly/367uMPu.

O Programa GLOBE

O GLOBE é um programa internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais. O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês Global Learning and Observations to Benefit the Environment), tem como missão promover o ensino e a aprendizagem de ciência e matemática, aumentar a consciência de estudantes em todo o mundo sobre o meio ambiente global e contribuir para novas descobertas científicas acerca do planeta Terra.

As atividades do Programa GLOBE iniciaram-se no dia 22 de abril (Dia da Terra) de 1995. No nível internacional, o GLOBE é coordenado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), que é responsável por administrar os acordos entre governos, gerir o Gabinete de Implementação GLOBE e manter o sistema de dados e informação mundial. A implementação nos demais países ocorre por meio de acordos entre o governo dos Estados Unidos e os governos de cada país parceiro. Hoje, 123 países participam do Programa GLOBE. O Brasil oficializou a sua entrada no Programa GLOBE em junho de 2015, por meio de acordo assinado entre a AEB e a NASA.

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB