A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), juntamente com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate) anunciaram, no último dia 20 de outubro, uma oportunidade de apoio a grupos de foguetes acadêmicos, com a finalidade de apoiar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país.

O prazo final para envio das propostas de construção de foguetes acadêmicos termina no próximo dia 30 de novembro, às 23h59, e também poderão participar projetos de apoio a experimentos que incentivem o desenvolvimento e o desempenho de foguetes em nível universitário, sendo que esses experimentos devem ser diretamente relacionados a estudos para a melhora da performance dos foguetes.

Somente podem submeter propostas as equipes formadas majoritariamente por alunos universitários matriculados em cursos relacionados às atividades técnicas desenvolvidas no projeto. Vale ressaltar que será aceita a participação de alunos de nível fundamental e médio junto à equipe de nível superior, a fim de incentivar a divulgação da ciência.

Para as propostas aprovadas, será disponibilizado o valor total estimado de R$ 295 mil, dividido em quatro categorias. Esses recursos serão destinados ao financiamento de itens de custeio e capital, e qualquer pagamento ou contratação deve ser realizado de acordo com o previsto no Termo de Fomento firmado entre a Funcate e a AEB.

O formulário para este edital está disponível no site da Funcate, e todas as propostas e dúvidas devem ser enviadas ao e-mail e2t@funcate.org.br.

Acesse o edital completo.

Com informações da AEB

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB