A Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), por meio do Termo de Fomento junto à Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tornou público, no último dia 19 de outubro, o Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, que teve como finalidade apoiar projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país.

De acordo com o edital, para as propostas aprovadas, será disponibilizado o valor total estimado de R$ 295 mil, dividido em duas categorias e suas subdivisões, totalizando duas de foguetes acadêmicos e duas de bancadas para testes em motores. Nenhuma das propostas recebidas foi desclassificada, tendo sido adequadas às suas respectivas vagas respeitando as capacidades máximas previstas para cada categoria. Assim, das 30 propostas recebidas, 23 foram contempladas.

Para auxiliar na seleção, a FUNCATE organizou um Comitê Julgador composto por oito especialistas de renome nacional e internacional, dentre eles professores, agentes públicos e profissionais atuantes na área espacial. Quando necessário um desempate, a equipe da AEB/FUNCATE se responsabilizou pela escolha, baseando-se na ordem do critério de julgamento (relevância e mérito técnico-científico, exequibilidade da proposta e adequação do orçamento físico-financeiro, respectivamente), conforme exposto no edital.

Confira aqui mais informações sobre o resultado do edital.

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB