No dia 13 de abril, das 11 às 12h, acontece a liveDescubra como Utilizar as Ferramentas e os Dados de Monitoramento do Cerrado”. No evento, online e gratuito, pesquisadores do Projeto FIP Monitoramento do Cerrado vão mostrar como usar as ferramentas que fazem parte dos Sistemas de Prevenção de Queimadas e de Monitoramento da Cobertura Vegetal no Bioma Cerrado.

As ferramentas que serão apresentadas são gratuitas e estão disponíveis ao público em geral no site das instituições. A live ocorrerá na plataforma do MundoGEO e as inscrições podem ser feitas aqui.

No evento, uma parceria entre o Projeto FIP Monitoramento Cerrado e o MundoGeo, o coordenador técnico do Projeto e Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jean Ometto, o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do INPE,  Cláudio Almeida, e o coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pesquisador e professor, Britaldo Soares, irão explicar as funcionalidades das plataformas.  

Workshop Monitoramento do Cerrado

A live do dia 13 de abril é uma prévia do que será apresentado no Workshop Monitoramento do Cerrado, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril. Durante o evento, será abordada a capacidade do Brasil no monitoramento da cobertura vegetal, na prevenção de riscos de queimadas em vegetação e na estimativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Os participantes receberão certificados ao final do evento. As inscrições para o Workshop também devem ser feitas por meio do site do FIP Monitoramento Cerrado, a partir de 14 de abril até o dia do curso.

Tanto a live como o Workshop são destinados a estudantes, pesquisadores, jornalistas e interessados no bioma Cerrado.

Projeto FIP Monitoramento Cerrado

O Projeto FIP Monitoramento Cerrado promove a capacidade institucional do Brasil na prevenção de queimadas em vegetação e no monitoramento da cobertura vegetal do Cerrado.

Seus objetivos são:

– Monitorar e fornecer informações a cobertura vegetal;

– Monitorar e fornecer informações sobre riscos de queimadas;

– Estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) associadas às queimadas.

Apoiado por doação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD, Banco Mundial) à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), o Projeto FIP Monitoramento Cerrado é executado em cooperação técnica e gerencial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serviço

Live Descubra como Utilizar as Ferramentas e os Dados de
Monitoramento do Cerrado
Dia: 13/04
Hora: 11h às 12h
Local: MundoGEO
Inscrições: www.mundogeo.com/livefip13abr


Workshop Monitoramento do Cerrado
Dia: 27,28 e 29/04
Hora: 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: MundoGEO
Inscrições: Em breve no site do Monitoramento Cerrado de 14 de abril até o dia do evento –  https://monitoramentocerrado.mcti.gov.br