A Helisul é uma das empresas mais tradicionais na operação de helicópteros do Brasil e da América Latina. Com 50 anos de história, uma frota de mais de 50 aeronaves e 14 bases em território brasileiro, decidiu que era momento de ir além do que faz hoje. Além de criar uma divisão para oferecer serviços com drones, está investindo e apostando no segmento de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês).

Apesar de estar acompanhando há anos como esse mercado se desenvolveria, a Helisul entrou para valer nele em junho de 2021, quando oficializou uma parceria com a Eve Air Mobility para a criação de uma estratégia de preparação de ecossistema de UAM no Brasil. Nesse mesmo acordo, ainda realizou um pedido de até 50 eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.

Desde então, a empresa paranaense tem contribuído intensamente com a Eve em diversas frentes, estando presente em momentos cruciais da maturação do projeto da aeronave para passageiros e da futura operação dela em grandes centros urbanos do Brasil.

A principal contribuição até agora foi a parceria estratégica no período de operações de voos de testes realizados no Rio de Janeiro em novembro de 2021, quando foi simulado um ecossistema de UAM conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Na ocasião, durante um mês, foi utilizado um helicóptero da Helisul para transportar passageiros nessa rota em seis voos diários.

O resultado dessa simulação foi o Conceito de Operações (CONOPS) para o mercado futuro de UAM no Rio de Janeiro, publicado pela Eve em maio de 2022. O documento, pioneiro no Brasil e no mundo, incluiu dados e análises que abrangem a visão, os pontos de atenção e as necessidades operacionais de eVTOLs, da jornada do usuário e de serviços de suporte.

Dentro do CONOPS do Rio, mas já em 2022, a Helisul ainda colaborou com outros voos experimentais que avaliaram novas tecnologias de sistemas autônomos em condições reais de voo, como parte do Projeto de Sistemas Autônomos da Embraer (Project EASy, na sigla em inglês) que utiliza processos ágeis de testes para o desenvolvimento de soluções que possam impulsionar a aviação autônoma do futuro.

Nos sete dias de testes, a Eve, a Helisul e outras empresas parceiras exploraram cenários convencionais e extremos para as fases de decolagem, subida, voo de cruzeiro, aproximação e pouso. Os helicópteros da Helisul foram conduzidos por pilotos profissionais durante todo o percurso, enquanto os sistemas capturavam dados e desempenhavam cálculos instantaneamente.

A Helisul tem atuação em segmentos específicos que usam helicópteros, como transporte aeromédico, carga externa, rapel, combate a incêndios, inspeções de linhas de transmissões, entre outros. Além desses, desde sua fundação em 1972, a companhia opera voos panorâmicos, notadamente no Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Curitiba.

Essa experiência no transporte de pessoas em áreas urbanas foi o ponto de conexão entre a Helisul e a Eve. O que hoje a empresa paranaense faz com helicópteros, poderá fazer futuramente com eVTOLs, de uma maneira ainda mais eficiente e limpa.

“Com as cidades cada vez maiores e o trânsito mais e mais congestionado, nossa parceria para construir soluções e práticas inteligentes para a mobilidade aérea vai melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades, reduzindo a poluição e o tempo de deslocamento das pessoas, com uma opção de transporte porta a porta.”

Luis Carlos Munhoz da Rocha, diretor comercial da Helisul Aviation, em comunicado à imprensa.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura