O mais recente Dia de Campo da EAVISION teve lugar na região de Maceió (AL). Em parceria com a APtech, a experiência prática foi iniciada no final de julho e seguiu até o início de agosto. Durante estes dias foram feitos voos com o drone EA-30X em locais predominantes da cultura de cana-de-açúcar – sendo três usinas e uma cooperativa.

Uma das principais vantagens do uso dos drones de pulverização EAVISION é que possuem tecnologia única para operações precisas, independentemente das condições do terreno. Exemplo prático foi a eficiência demonstrada em uma das usinas da região visitada.

Em uma topografia completamente adversa, em alguns pontos bem próxima dos 90 graus, o drone EAVISION comprovou resultados reais na aplicação, de acordo com o gerente comercial da empresa, Victor Agostinho.

Leia também: Fazenda paulista comprova eficiência do drone de pulverização EAVISION

O gerente comercial relata que, nas áreas do local onde foram realizados os voos do drone, todo o plantio é feito manualmente na enxada e a pulverização, com bomba costal.

Desta forma, a iniciativa de utilizar o drone EAVISION nesta área possibilita mais segurança, dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores do local, já que fazem o trabalho manualmente em terreno difícil e perigoso, embaixo de sol forte e condições climáticas desfavoráveis para a saúde.  

Para complementar, a usina também possui outros modelos de drones agrícolas para pulverização, mas somente com o drone EAVISION eles conseguiram realizar a operação com êxito neste local – devido à complexidade do terreno e especificidades da área.

Leia também: Drone: uma alternativa de pulverização ao método tradicional em ambientes imprevisíveis

Desta forma, o drone EAVISION se destaca pois é inteligente o suficiente para voar em ambientes difíceis sem, necessariamente, intervenção humana, o que reduz custos e aumenta a produtividade.

Resultados e diferenciais do drone EA-30X EAVISION

Na usina em Maceió, o drone da EAVISION, subiu e desceu o morro, a uma altura de voo de 4 metros. “A operação aconteceu 100% no RTK com 8 m de faixa de aplicação, velocidade média de trabalho 5m/s, diâmetro de gota 200 micra e vazão de 10 L/ha”, informa Agostinho.

A inteligência do drone EAVISION – o único do mercado que permite operar, de forma satisfatória, em terrenos complexos – provém de um conjunto de sensores aprimorados composto por Lidar, Ultrassom e Radar, que não requer mapeamento 3D e atinge qualquer tipo de terreno acidentado, com garantia da uniformidade da gota (sem o efeito escada).

Além disso, os drones EAVISION possuem o sistema binocular de visão, que cria um modelo tridimensional do terreno em tempo real, o que possibilita que os drones da fabricante EAVISION sejam os únicos do mercado a realizar toda a operação de forma automática e que desvie, de forma autônoma, de obstáculos complexos, garantindo segurança operacional.

“Desta forma, nesta usina, o drone apresentou um rendimento operacional de, aproximadamente, 7 a 9 ha/hora, voo médio de dez minutos”, informa Agostinho. “Importante ressaltar a segurança operacional, já que o drone não necessita de correção durante o voo pelo piloto”, reforça.

Os drones EAVISION são equipados também com um robusto sistema de pulverização com bicos rotativos que proporcionam maior uniformidade de cobertura, independente da vazão trabalhada em litros por hectares. “Sistema esse que permite a configuração do diâmetro da gota de 20 a 250 micra sem substituição manual, apenas com configuração no APP de voo”, explica o gerente comercial.

Drone EA-30X EAVISION:

  • Estação de Base RTK: O drone continua o voo por mais dois minutos, caso o sinal do satélite for perdido e, finalmente, retorna automaticamente ao ponto inicial, em segurança.
  • Bicos Rotativos: Os bicos de névoa CCMS são rotativos, o que proporcionam maior taxa de cobertura ao permitir configurar o ajuste por diâmetro de gota. Bicos de patente EAVISION, possuem tecnologia avançada e regulagem automática.
  • Operação inteligente: Agendamento e monitoramento em tempo real do status do drone, alerta automático – o tornando rápido e eficiente.
  • Bateria: Bateria inteligente de fácil acesso e transporte. Livre de manutenção e garante uso ilimitado por um ano. Possui proteção contra curto-circuito, incêndio, sobrecarga e sob corrente.
  • Operação noturna: A operação noturna é outro diferencial desse modelo. É equipado ainda com um sistema de prevenção de obstáculos de maneira autônoma, o que possibilita o voo em declives abaixo de 90 graus.

Sobre a Eavision

A EAVISION foi fundada em 2016 e entrou no mercado brasileiro em 2022. Como líder mundial no desenvolvimento da tecnologia de visão binocular, bicos rotativos de névoa CCMS e muitos anos de experimentos por todo o mundo, a empresa oferece soluções completas para pulverização remota no campo.

Entre em contato com a nossa equipe acessando esse LINK.

Teremos o maior prazer em atendê-lo. Aguardamos o seu contato, até breve!


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: