A virada da década foi um período de mudança significativa no mercado de drones que, até então, eram quase que exclusivamente focados no fornecimento de imagens.

Com a evolução tecnológica desses aparelhos, a consolidação de um novo modelo de pulverização aérea tem sido constatada – ainda que a maior parte das aplicações seja feita por via terrestre com máquinas como tratores.

“O drone de pulverização é uma alternativa ao método considerado tradicional, especialmente em ambientes considerados imprevisíveis como, por exemplo, áreas encharcadas, florestas ou aquelas de difícil acesso por trator”. 

explica o gerente comercial da EAVISION, Victor Agostinho

Um exemplo prático do uso de drone de pulverização como alternativa pode ser conferido em artigo produzido para o MundoGEO, na Fazenda São José do Pântano, em Gavião Peixoto (SP).

Na fazenda paulista, o consultor da propriedade optou pelo uso do drone diante de uma problemática diagnosticada na lavoura de cana-de-açúcar: a dificuldade de acesso do autopropelido na plantação, em razão do tamanho em que a cultura se encontrava.

“Os drones EAVISION são Indicados para todos os climas e todas as culturas, especialmente para milho, café, soja e cana-de-açúcar, por exemplo. No entanto, independente da cultura, os drones agrícolas da nossa marca possuem tecnologia única para operações eficientes, não importam as condições do terreno”, reforça Agostinho.

Diferenciais operacionais dos drones EAVISION para todos os tipos de terrenos

Sensores Aprimorados

De acordo com Agostinho, drone EAVISION é o único do mercado capaz de operar em todos os tipos de terreno, em razão do conjunto de seus sensores aprimorados: radar, lidar e US, que não requer mapeamento 3D e atinge qualquer tipo de terreno acidentado, com garantia da uniformidade da gota (sem o efeito escada).

Além disso, os drones EAVISION possuem o sistema binocular de visão, que permite que o equipamento desvie, de forma autônoma, de obstáculos complexos durante a operação, garantindo segurança operacional.

Bicos rotativos

Patente EAVISION, os bicos de névoa CCMS são rotativos, o que permite configurar o ajuste por diâmetro de gota, aumentando a durabilidade do equipamento e facilita a limpeza. Ou seja, estes bicos exclusivos, que possuem tecnologia avançada e regulagem automática, garantem facilidades no uso, limpeza e manutenção. “Diferente dos tratores, por exemplo, em que é necessário ajustar e fazer as trocas dos bicos de forma manual a cada aplicação, o que demanda tempo e esforço. Com os bicos rotativos dos drones EAVISION, o resultado é maior produtividade e ganho de tempo na aplicação”, garante Agostinho.

Amassamento do solo

Na comparação de pulverização com trator tradicional, por exemplo, a utilização dos drones evita o amassamento de 4% a 7% da cultura e não gera compactação do solo. Por exemplo: em uma área de 100 hectares, esse amassamento corresponde de 4 a 5 sacas de soja por hectare, o que resulta em um ganho de 500 sacas quando se opta pela pulverização com o drone.

“Além deste fator de amassamento, quando chove muito, por exemplo, os maquinários não conseguem acessar os terrenos alagados e os drones sim”, comenta Agostinho.

Economia de água

Drone EAVISION permite pulverização perto de reservas e povoados com aproximação de até 20 metros e economiza água utilizando apenas 3 litros por hectare, enquanto os tratores tradicionais diluem 400 litros de água por hectare. “O drone concentra mais o produto, aumentando a eficiência dele”, reforça o gerente comercial.

Proteção ao operador

Agostinho ainda cita que, em muitas propriedades, os tratores não são cabinados. “Os drones inibem o contato do operador com os produtos químicos, oferecendo proteção e segurança ao trabalhador”.

De uma maneira geral, os drones, ao serem utilizados como ferramenta para aplicar defensivos, aumentam a eficácia do processo por meio da precisão. Ou seja, chegam em determinadas áreas que o avião e o trator não conseguem chegar.

Um exemplo sobre precisão na pulverização é o drone EA-30X PRO da EAVISION, o quarto equipamento na linha de pulverizadores inteligentes da marca, que foi apresentado pela empresa durante a Agrishow deste ano.

“Os drones de pulverização e os métodos tradicionais podem ser complementares para os produtores. Os agricultores brasileiros precisam tanto da eficiência dos tratores e grandes aviões quanto da precisão com os drones de pulverização”, finaliza a diretora de marketing da EAVISION no Brasil, Hui Wang

Sobre a Eavision

A EAVISION foi fundada em 2016 e entrou no mercado brasileiro em 2022. Como líder mundial no desenvolvimento da tecnologia de visão binocular, bicos rotativos de névoa CCMS e muitos anos de experimentos por todo o mundo, a empresa oferece soluções completas para pulverização remota no campo.

Entre em contato com a nossa equipe acessando esse LINK.

Teremos o maior prazer em atendê-lo. Aguardamos o seu contato. Até breve!

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço